DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeira é a 7.ª região onde melhor se fala inglês

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Terra de emigração, sobretudo para o Reino Unido e África do Sul, além da Venezuela, claro. Terra com históricas ligações à comunidade britânica, uma mas mais representativas no arquipélago. Mas sobretudo, terra de turismo que tem no domínio das línguas uma mais-valia na arte de bem receber, a Madeira situa-se apenas em 7.º lugar num ranking sobre as regiões que melhor falam Inglês em Portugal.

A EF - Education First "anunciou o estudo realizado sobre proficiência em inglês a nível mundial", revela uma nota de imprensa. "A EF é uma empresa de educação internacional que se foca na linguagem e na experiência cultural". Neste ranking das regiões portuguesas mais poliglotas, destacam que há nove regiões onde se fala inglês melhor do que em Lisboa. Uma delas é a Madeira, mas é Coimbra a cidade portuguesa com melhor proficiência em inglês.

A nível mundial, diz a EF, "Portugal sobe uma posição no ranking e é o 8.º melhor país do mundo no que respeita a bem falar inglês; ainda assim, o nosso país derrapou, pelo segundo ano, no inglês e perdeu 7 pontos em comparação ao ano anterior". Os dados do relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) "analisa dados de mais de 2,2 milhões de falantes não nativos de inglês, em 113 países e regiões".

Além de Coimbra, no ranking seguem-se "Braga, Açores, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Madeira, Faro e Viseu - por esta ordem - são os distritos e regiões onde melhor se fala inglês. Lisboa que, antes da Pandemia, não arredava pé do topo do 'ranking', deu mais um trambolhão e perdeu 18 pontos, caindo quatro posições na lista", garante.

"A nível de cidades, Coimbra é quem lidera o 'ranking' nacional, seguida de Braga (2.º) e Guimarães (3.º). A distinção é inédita para a Cidade dos Estudantes, assim como é inédito que, desde que se publica este estudo, nem Lisboa nem Porto constem do pódio das cidades portuguesas onde melhor se fala inglês. A Cidade Invicta tinha arrecadado esse título em 2019, 2020 e 2021. Braga levou o prémio em 2022", resume. O Funchal não aparece citado.

"A proficiência em inglês em Coimbra (636 pontos) equipara-se com as melhores capitais do mundo: Amesterdão (646 pontos), Viena (640 pontos) e Copenhaga (639 pontos)", realça a EF. "No geral, os resultados das provas dos portugueses foram este ano piores do que o ano passado. Portugal tinha baixado 11 pontos o ano passado e volta a perder mais sete este ano. Ainda assim, o nosso País beneficia da derrapagem de outros para subir um lugar no índice que avalia a proficiência na língua inglesa. O oitavo lugar a nível mundial assegura a Portugal o estatuto de 'Proficiência Elevada' - que conquistou pela primeira vez há quatro anos".

Em termos mundiais, "a Holanda (1.º), Singapura (2.º) e Áustria (3.º) dominam o top 3 dos países onde melhor se fala inglês. Aliás, os holandeses arrecadam o troféu há quatro anos consecutivos", sendo de realçar que "no sul da Europa continuamos a ser os que melhor falam inglês, deixando para trás - mas não muito longe - a Grécia (12.º), Itália e Espanha (35º, em ex-aequo) e França (43.º)".

E conclui: "Do lado oposto do 'ranking' dos países com mais proficiência em inglês está a República Democrática do Congo (113.º), o Tajiquistão (112.º) e o Iémen (111.º) – que era o 'lanterna vermelha' o ano passado."