Bombeiros de Santana com 'Quartel Electrão' até ao final do mês
População pode entregar equipamentos eléctricos para reciclagem
O 'Quartel Electrão' ajuda o ambiente e dá prémios. Neste sentido, a Associação de Bombeiros Voluntários de Santana pode vir a ganhar um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros ou 5 mil euros em equipamentos de protecção individual (segundo prémio).
A população, empresas e instituições podem contribuir, deixando no quartel, até 30 de Novembro, equipamentos eléctricos para reciclagem: pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.
A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, será a vencedora.
Além disso, os bombeiros ajudam a proteger o ambiente e envolvem-se na sensibilização da população para a reciclagem.
Serão também atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.
Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual.
Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida e há ainda um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.
Globalmente, desde 2011, esta iniciativa do Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, promovida em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, já permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.