AIMA "sem pendências assustadoras" de estrangeiros na Região
O ex-director regional da Madeira do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras referiu hoje que, "Relativamente aos estrangeiros, que a AIMA tem de tomar em mãos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, também, na Região Autónoma, teve uma situação sem pendências assustadoras, como, infelizmente, acontece no continente". O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu César José Inácio para apresentação de cumprimentos de despedida.
"Na área documental o SEF foi consolidando uma posição mais tranquila para os cidadãos estrangeiros residentes", referiu. César José Inácio vincou a evolução verificada ao longo de três décadas, através do aumento do investimento em “equipamentos e pessoal”. “Tive a felicidade de, em 2021, conseguir que houvesse um reforço efetivo do pessoal da carreira de investigação e fiscalização para o Aeroporto da Madeira e para a fronteira marítima. E, portanto, quando chegámos agora ao fim, com a entrega dessas competências à Polícia de Segurança Pública e à Guarda Nacional Republicana, entregamos de uma forma mais simpática do que aquela que tínhamos há dois anos”, destacando desta forma a importância da entrada de mais profissionais para a organização do controlo das fronteiras.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras esteve presente na Madeira durante cerca de 30 anos. César José Inácio apresentou cumprimentos de despedida ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, na qualidade de ex-Diretor do SEF, mas continua na Região como Coordenador Superior de Investigação Criminal da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu toda a colaboração pessoal e institucional, bem como o trabalho desenvolvido pelo SEF na Madeira. José Manuel Rodrigues desejou ao novo coordenador da AIMA as maiores felicidades para o exercício da actividade profissional.