Protecção Civil regional participou no XVI Encontro Nacional de Riscos
O Serviço Regional de Proteção Civil participou no XVI Encontro Nacional de Riscos com o intuito de apresentar dois projectos de sensibilização na área da Educação para o Risco. O certame decorreu no passado dia 11 de Novembro, sob o tema 'Educação para o Risco: Práticas e Projetos'.
Um dos projectos apresentados foi o 'uso da realidade virtual na promoção de uma cultura de segurança nos jovens da Região Autónoma da Madeira', divulgando os resultados do projecto de sensibilização sobre medidas de auto-protecção 'Eu Sei Proteger!', "que pretende comunicar à população escolar da RAM, através da utilização de jogos em realidade virtual (VR), as diversas medidas de auto-protecção que devem ser tomadas em situações de risco".
Além deste, foi ainda apresentado o novo projecto, denominado 'Trunfo: Aprende, Sensibiliza e Aplica', um novo "recurso pedagógico cujo objectivo incide na transmissão de conhecimento e na facilitação da aprendizagem sobre medidas de protecção civil relativas a um conjunto de diferentes situações de acidente e catástrofe natural".
"Atenta à actualidade e pertinência na participação deste tipo de fóruns e seminários, o SRPC, IP-RAM, volta a marcar presença com 2 projectos inovadores na área da sensibilização e estratégia pedagógica na educação para o risco, promovendo junto dos jovens uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para os comportamentos e atitudes adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes", termina nota da Protecção Civil.