DNOTICIAS.PT
Madeira

6 Milhões de euros no futuro da EEM

Empresa de Electricidade da Madeira vai adquir mais de 150.000 contadores inteligentes e concentradores de dados

None
Foto Shutterstock

A Empresa de Electricidade da Madeira vai investir mais de seis milhões de euros na aquisição de contadores inteligentes e concentradores de dados que vão permitir não só obter mais facilmente as informações relativas aos consumos como gerir os utilizadores e os dados destes. A compra foi adjudicada à empresa internacional Kaifa Technology Netherlands, tendo o contrato sido assinado no passado dia 10 e publicado ontem.

Os novos equipamentos - serão adquiridos mais de 150.000 - são a resposta para a obtenção de informação relativamente aos consumidores nas grandes cidades, mas também nas zonas mais remotas, permitindo às empresas, neste caso à eléctrica madeirense, gerir os utilizadores e poupar nos custos operativos.

A maior parte dos 150.275 equipamentos a adquirir são contadores inteligentes com controlador lógico programável (PLC), serão 100.000 destas unidades. 30.000 são semelhantes mas num modelo que permite mais ligações e comunicação bidirecional, o Smart Meter PLC Monofásico RS-485. Estão ainda no cesto de comprar 15.000 equipamentos na versão simples trifásica e 1.000 trifásica RS-485 dos contadores, bem como 1.275 concentradores de dados.

Este concurso público internacional foi lançado no início de Junho, concorreu ainda a empresa Enermeter - Sistemas de Medição. O contrato com a Kaifa Technology Netherlands tem vigência de dois anos, estando previstas ao longo deste prazo três entregas de equipamentos.

O fornecimento foi contratado por 4.978.075 euros mais IVA, o que no caso da Madeira dá um valor superior a 6 Milhões de euros (6.073.251,5).