Marítimo pode chegar-se mais à frente
O Marítimo tem hoje, a partir das 15h30, a oportunidade de chegar-se mais à frente na classificação da II Liga. Caso vença o Leixões, no Estádio do Mar, em Matosinhos. Num jogo a contar para a 10.ª jornada, a equipa madeirense poderá, somando os 3 pontos, somar 19 à sua conta, ficando mais perto do líder AVS (Aves SAD) e do Nacional e Santa Clara, com 22 e 20 respectivamente.
O clube madeirense não ganha há duas jornadas (um empate em casa frente ao Tondela e uma derrota em Leiria) e, por isso, o atraso para com as outras duas equipas insulares já é de quatro pontos. Mas com menos um jogo, o que disputa hoje contra o Leixões, poderá garantir o regresso às vitórias e o inusitado caso de esta ser uma equipa muito mais bem sucedida fora do que em casa. Em cinco jogos, venceu quatro longe do seu estádio, mas na Madeira em quatro jogos venceu 1, empatou outro e perdeu dois.
Contra o 14.º classificado da II Liga, com 11 pontos, seis dos quais alcançados nas duas últimas jornadas, após duas vitórias por 1-0, em casa e fora - o Leixões ganhou um, empatou dois e perdeu outros dois jogos em casa - o treinador Tulipa prometeu impor o jogo do Marítimo no Estádio do Mar, numa partida que deverá ser marcada pela chuva e algum vento.
O Marítimo conta ter apoio nas bancadas, tal como tem acontecido esta época, daí ter partilhado a localização onde os adeptos deverão reunir-se antes do jogo, pelas 13 horas. E partilhou um vídeo dos adeptos a apelar ao apoio no Estádio do Mar.
Como referido, tanto o Nacional como o Santa Clara estão acima na classificação, uma vez que venceram ontem.
Nacional vence União de Leiria e isola-se no 2.º lugar
Ramirez e André Sousa fizeram os golos que ditaram a vitória sobre a União de Leiria, no Estádio da Madeira, na Choupana, permitindo ao Nacional isolar-se, à condição, no 2.º lugar da II Liga.
Inclusive os nacionalistas venceram a União de Leiria, precisamente a última equipa a vencer o Marítimo na jornada passada, e os açorianos venceram o actual líder da II Liga, o AVS, abrindo ainda mais as possibilidades de aproximação na classificação.
Santa Clara vence AVS nos Açores e deixa liderança à mercê do Nacional
No próximo domingo, o clube madeirense desloca-se à Vila das Aves a dois pontos do topo, mas precisa vencer o actual líder
OUTRAS INICIATIVAS NESTE DIA
10h00 às 18h00 Acontece a Festa da Castanha da Serra 2023, na Achada do Boieiro nas serras de Campanário.
Festa da Castanha da Serra decorre no próximo domingo
A Associação Desportiva do Campanário, instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, é a entidade organizadora do evento 'Festa da Castanha da Serra 2023', que decorre no próximo domingo, 12 de Novembro.
11h00 o Marítimo recebe o Ouriense para a Liga feminina, no Estádio do Marítimo.
15h00 acontece o Seminário do Funchal, nomeadamente o Seminário Aberto, um jogo de futebol às 16h00, e oração às 18h30, na Rua do Jasmineiro, 8 e 10.
16h00 decorre a Festa de S. Martinho, com Prova de Vinhos a essa hora e às 18h00 o DOT Dominus, às 19h00 actua o Grupo de Folclore do Porto da Cruz e às 20h00 actuam os Montereal Band, no Porto da Cruz.
17h00 o Madeira SAD defronta o IBV Vestmannaeyjar para a Taça Europeia EHF em andebol feminino, no Pavilhão do Funchal.
20h30 realiza-se o Jantar Final do XXVI Open Internacional de Bridge, no Hotel Vida Mar.
Na Quinta Magnólia no Funchal decorrem os jogos de qualificação do Madeira Ladies Open 2023, que terá lugar ente hoje e o dia 19 de Novembro.
Matilde Jorge abre Qualifying do Madeira Ladies Open contra irlandesa Beatrice Pirtac
Começa amanhã a 4.ª edição do Madeira Ladies Open (MLO), prova que vai decorrer até ao próximo dia 20 de Novembro nos courts da Quinta Magnólia. A vice-campeã Matilde Jorge tem honras de abertura contra uma tenista irlandesa.
EFEMÉRIDES
Estes são os principais acontecimentos registados neste dia 12 de Novembro, no qual se assinala o Dia Mundial da Pneumonia e Dia Europeu do Enoturismo.
1840 - Nasce, em Paris, Auguste Rodin, escultor francês, autor de "O Pensador" e "Burgueses de Calais".
1855 - Nasce Mouzinho de Albuquerque.
1877 - O explorador português Serpa Pinto começa a travessia do continente africano.
1910 - As rendas de casa passam a ser pagas ao mês, em vez de ao trimestre ou ao semestre.
1918 - É proclamada, em Viena, a República Austríaca.
1927 - Leon Trotski é expulso do Partido Comunista da União Soviética e José Estaline concentra o poder.
1930 - Fundação do Clube Desportivo das Aves.
1933 - O Partido Nazi de Adolf Hitler reforça a liderança com a vitória nas eleições alemãs.
1935 - O médico António Egas Moniz, em colaboração com o cirurgião Almeida Lima e o psiquiatra Cid Sobral, faz a primeira lobotomia, no hospital de Santa Maria, em Lisboa.
1937 - Tropas japonesas ocupam a cidade chinesa de Xangai.
1941 - II Guerra Mundial. Tropas soviéticas bloqueiam o avanço das forças nazis nos arredores de Moscovo.
1954 - Encerram as instalações de Ellis Island, em Nova Iorque, posto de entrada de mais de 20 milhões de imigrantes nos EUA, desde a sua abertura em 1892.
1956 - O dirigente húngaro pró-soviético Janos Kadar recusa a entrada no país a observadores da ONU.
- Sudão e Tunísia entram para as Nações Unidas.
1960 - A União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo, organiza em Lisboa uma manifestação contra a ONU, pelas reservas da comunidade internacional à política colonialista portuguesa.
1965 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas solicita a todos os países o não reconhecimento da Rodésia, depois da sua declaração unilateral de independência.
1969 - O jornal francês Le Monde revela a existência de um plano para a independência de Moçambique, liderado pelo empresário Jorge Jardim.
1975 - Trabalhadores do setor português da construção civil, em greve, cercam o Palácio de S. Bento.
1979 - O Presidente dos EUA, James Carter, ordena o cancelamento das importações de petróleo iraniano.
1982 - O antigo chefe do KGB Yuri Andropov sucede a Leonid Brejnev na liderança da URSS.
1983 - Portugal e a Espanha assinam a Declaração de Lisboa e o protocolo adicional ao Tratado de Amizade e Cooperação de 1977, no final da Cimeira Ibérica.
1984 - O tanzaniano Julius Nyerere é eleito presidente da Organização de Unidade Africana.
1985 - Francisco Salgado Zenha, advogado, fundador e antigo "número dois" do PS, abandona o partido.
1987 - "Os Lírios", de van Gogh, são leiloados em Nova Iorque por 49 milhões de dólares, o preço mais alto atingido até então por uma obra de arte.
1989 - Morre, com 93 anos, Dolores Ibárruri, La Pasionaria, presidente histórica do Partido Comunista Espanhol.
1991 - Massacre no cemitério de Santa Cruz, em Timor-Leste. Militares indonésios disparam contra cidadãos timorenses, no cemitério de Santa Cruz, em Díli, causando a morte a dezenas de pessoas.
1993 - O escritor português José Saramago recebe o prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.
1994 - 27 jovens timorenses ocupam a embaixada dos EUA em Jacarta, exigindo a libertação de Xanana Gusmão.
1995 - Moçambique é admitido como membro de pleno direito da Commonwealth.
- Pedro Lamy torna-se o primeiro piloto português a pontuar na F1, no GP da Austrália, num circuito de Adelaide.
1996 - A Assembleia Geral da ONU aprova, por larga maioria, uma resolução em que condena o embargo "unilateral" dos Estados Unidos imposto a Cuba e exige a revogação da lei Helms-Burton, que "atenta contra" a liberdade de comércio internacional.
1997 - Começa o julgamento de Theodore Kaczynski, Unabomber, em Sacramento, Califórnia.
1998 - É criada a linha da violência doméstica, serviço de informação, gratuito que funciona pelo telefone, 24 horas por dia para apoiar vítimas de violência doméstica. É um serviço anónimo e confidencial.
1999 - Um sismo de magnitude 7,2 na escala aberta de Richter no noroeste da Turquia causa a morte de 834 pessoas.
2001 - Morrem 265 pessoas na queda do Airbus A-300 da American Airlines que fazia a ligação entre Nova Iorque e a República Dominicana, a cerca de oito quilómetros do aeroporto John. F. Kennedy.
- Morre, com 81 anos, o cavaleiro português Henrique Calado.
2002 - O Governo português aprova a proposta de Lei Laboral, Código do Trabalho, a apresentar ao Parlamento.
2003 - Atentado contra a base italiana em Nassiriyah, no sul do Iraque, contra o contingente italiano. Morrem 28 pessoas. A força italiana regista 19 baixas.
- Morre, aos 77 anos, o jornalista António Dimas Botelho da Silva, antigo diretor de informação da RTP.
2004 - Funeral do líder palestiniano Yasser Araft na Mukata, em Ramallah, na Cisjordânia.
2005 - Paris declara estado de emergência para controlo da violência em Paris, com 3.000 polícias a patrulhar as estações ferroviárias, o metropolitano, zonas circundantes à Torre Eiffel e aos Campos Elísios.
2006 - O Conselho da Revolução do Fatah designa oficialmente o Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, para suceder a Yasser Arafat na liderança do partido.
- Os habitantes da Ossétia do Sul,(pró-russa) região separatista da Geórgia, aprovam a independência e reelegem o Presidente Eduard Kokoiti.
- Portugal sagra-se pela primeira vez campeão mundial por equipas de corta-mato longo masculino, na terceira edição do Mundial da Federação Internacional de Desporto para Atletas com Deficiência Intelectual.
- Morre, com 72 anos, Mario Merola, cantor italiano, "rei da sceneggiata", comédia popular napolitana.
- Morre, aos 81 anos, Fernando Caiado, antigo internacional de futebol.
2007 - Li Weihong, de 39 anos, um dos mais antigos presos políticos chineses, é libertado depois de ter cumprido pena durante 18 anos pela participação nas manifestações a favor da democracia em Tiananmen em 1989.
- Morre, aos 78 anos, o romancista norte-americano, Ira Levin, autor de "A semente do diabo".
2008 - Morre, com 61 anos, o baterista inglês, Mitch Mitchell, que integrou o famoso grupo de Jimi Hendrix na década de 1960, foi encontrado morto no quarto de um hotel em Portland (Oregon), nos Estados Unidos. Conhecido pelo seu estilo vigoroso, era o único sobrevivente da banda.
2011 - Os deputados italianos adotam definitivamente o conjunto de medidas prometidas à União Europeia para reduzir a dívida e relançar o crescimento económico, abrindo caminho à demissão do chefe do governo, Silvio Berlusconi, que a apresenta formalmente ao Presidente da República, Giorgio Napolitano.
2012 - José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do Brasil e braço direito do antigo Presidente Lula da Silva, é condenado a 10 anos e 10 meses de prisão por ser o mentor do caso de corrupção conhecido como "mensalão".
- Morre, com 87 anos, o fotógrafo sueco Hans Hammarskiöld.
2013 - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordena a anulação do anunciado projeto de expansão das colónias na Cisjordânia, com a construção de 20 mil habitações.
- Sérgio Grilo, ator português que participou em peças de teatro, filmes, telenovelas e séries de televisão, morre aos 40 anos.
2014 - A operadora brasileira Oi informa o mercado que recebeu a proposta dos fundos Apax Partners e Bain Capital para a compra da PT Portugal, oferecendo 7.075 milhões de euros, mais 50 milhões que a Altice.
- Morre, aos 69 anos, Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas, 12.º marquês da Fronteira.
2015 - O Governo aprova a conclusão do processo de privatização da TAP, considerando que a celebração do contrato é uma necessidade urgente e inadiável.
- A Parpública anuncia, em comunicado, que foi assinado o acordo de conclusão da venda direta de 61% do capital da TAP.
2017 - Um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter atinge o Irão e o Iraque e faz pelo menos 445 mortos no lado iraniano.
2018 - O antigo ministro Arlindo de Carvalho e o ex-presidente do BPN Oliveira Costa são condenados a seis e 12 anos de prisão, respetivamente, por burla e fraude fiscal num processo ligado ao caso BPN.
2019 - A Comissão Europeia concede a uma farmacêutica uma autorização de introdução no mercado de uma vacina contra o Ébola, designada 'Ervebo', na sequência de uma recomendação da Agência Europeia de Medicamentos.
2020 - O português Iuri Leitão sagra-se campeão europeu de scratch, na segunda jornada dos Europeus de ciclismo de pista, um dia depois de ter conquistado a prata na eliminação, conseguindo um ouro inédito para Portugal.
- A portuguesa Maria Martins conquista o bronze na prova de eliminação dos Europeus de ciclismo de pista, a decorrer em Plovdiv, Bulgária, na terceira medalha para a seleção portuguesa em dois dias.
- Morre, aos 73 anos, Jerry John Rawlings, Presidente do Gana entre 1981 e 2000.
- Morre, aos 94 anos, Masatoshi Koshiba, físico japonês, vencedor do Prémio Nobel da Física, em 2002, pelos estudos pioneiros sobre deteção de neutrinos, juntamente com os norte-americanos Raymond Davis Jr. e Riccardo Giacconi.
2021 - Os deputados da Assembleia da República aprovam um conjunto de propostas do Governo para mitigar os preços dos combustíveis, onde se inclui a redução para metade do IUC suportado por veículos da categoria D.
- Morre, com 87 anos, Ron Flowers, antigo futebolista inglês, fez parte da seleção inglesa campeã mundial em 1966.
2022 - Morre, com 77 anos, Mehran Karimi Nasseri, refugiado político iraniano que viveu mais de 18 anos num terminal do aeroporto parisiense Roissy-Charles de Gaulle e foi inspiração para o filme de Steven Spielberg "The Terminal".
Este é o tricentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 49 dias para o termo de 2023.
"Aquilo que nunca esquecemos deixa de pertencer-nos e nem notamos". José Tolentino Mendonça (1965), poeta português.