DNOTICIAS.PT
Madeira

Exercício 'Zarco 23' vai simular abordagem a navio suspeito

None

A abordagem por forças anfíbias e terrestres e assalto a um navio suspeito será o ponto alto do exercício Zarco 23, que se realiza entre os dias 13 e 17 de Novembro, envolvendo forças e meios da Marinha, Exército e Força Aérea. Durante quatro dias, meio navais, terrestres e aéreos vão estar em operação, principalmente na zona dos Socorridos.

"O exercício pretende promover o treino operacional conjunto dos três ramos das Forças Armadas, de forma integrada e convergente, para testar os planos e as ações relativas à defesa militar do arquipélago da Madeira, no âmbito do combate a agressões ou ameaças transnacionais, atos de força ou insurreição que ponham em causa a soberania, a independência, a integridade territorial ou a ordem constitucional democrática", refere nota à imprensa.

No dia 16 haverá essa missão mais complexa que, além da abordagem por forças anfíbias e terrestres e assalto a um navio suspeito, vai fazer com que simultaneamente as forças do Batalhão sejam projectadas por via marítima para terra, com a finalidade de reforçar o perímetro de seguranças às instalações, enquanto a aeronave EH-101, retira um militar ferido do meio naval, recentemente abordado.  

"A missão termina com o apoio aéreo de duas aeronaves F-16 AM, que simulam vários ataques a alvos nas proximidades para proteção das forças no terreno. Os Sistemas aéreos Não Tripulados do Comando Operacional da Madeira acompanham esta missão fornecendo imagens para apoio às operações e também à decisão", explica a mesma nota.