Ensemble Eça de Saias com novo ciclo de concertos
A Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) promove, no próximo fim de semana, um novo ciclo de concertos intitulado 'Os que se divertem', pelo Ensemble Eça de Saias.
Como resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, este terceiro ciclo de concertos "pretende, além de valorizar o património arquitectónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical", refere a organização, em comunicado.
Na mesma nota a AOCM explica que 'Os que se divertem' é o título de um livro da escritora Luzia, "que incomodou a sociedade portuguesa do início do séc. XX", através do qual a autora demonstra "que é uma mulher muito diferente no seu tempo, pois não se limita a seguir os exemplos subservientes de outras mulheres da sua época", mas "critica a sociedade de que faz parte".
" Para este concerto, é intenção do grupo, transportar o público para as imagens bucólicas e únicas da serra, do campo e da vida rural, com a audição das peças 'Faronels Ground' e 'Paul’s Steeple'", refere a mesma nota, acrescentando que "simultaneamente, com a interpretação das restantes músicas, o ouvinte poderá viajar para o universo da sociedade urbana da primeira metade do séc. XX".
O Ensemble Eça de Saias é composto por Teresa Leão (Bandolim), Sara Faria (Flautas de bisel), Romeu Curto (Guitarra) e Ricardo Mota (Bandolim/ Bandola), fazendo clara referência à escritora Luísa Susana Grande Freitas Lomelino, ou Luzia, seu nome artístico, que teve uma presença muito marcante na sociedade madeirense do seu tempo.
Este ensemble foi criado em 2022 e apresentou-se ao público em Novembro do mesmo ano, com o ciclo intitulado 'Cartas do Campo e da Cidade', homenageando o livro homónimo de Luzia.
Os concertos são de entrada livre. Tome nota dos próximos espectáculos.
- Sexta, 3 de Novembro, 19 horas, Torre do Capitão (Funchal);
- Sábado, 4 de Novembro, 19h30, Capela do Senhor dos Milagres (Machico);
- Domingo, 5 de Novembro, 16 horas, Capela de São José – Externato de Santo Condestável (Camacha).