Grupo Folclórico do Porto Santo completa a bonita idade de 60 anos
O Grupo Folclórico do Porto Santo está a completar, esta quarta-feira, a bonita idade de sessenta anos, com vivências e muita cultura transmitida a outros países e regiões de Portugal continental e Açores.
Duarte Mendonça, responsável pela colectividade, adiantou ao DIÁRIO estar satisfeito com o percurso até aqui feito: “Estou muito contente, apesar das muitas dificuldades e eu que já estou na colectividade há 47 anos, posso confirmar que não fácil, mas é, gratificante igualmente chegarmos a esta idade”.
“Somos uma instituição sem fins lucrativos e cada elemento que está neste grupo, está por paixão, porque gosta", acrescenta aquele responsável, complementando: "E gosta de levar o nome do grupo a outras paragens, o que serve de estímulo e de incentivo”.
Duarte Mendonça, homem forte na dinamização do grupo folclórico da ilha dourada, adiantou que a instituição podia estar melhor: "São os velhos problemas que todos os grupos se deparam, que é a falta de participação principalmente das camadas jovens”.
Quanto ao futuro, o responsável tem algumas reservas. “O futuro é uma verdadeira interrogação, atendendo ao que disse anteriormente [poucos jovens]. Se fosse há 25 anos atrás eu diria que o futuro estava garantido, mas neste momento tenho dúvidas porque aquilo que constato em termos de vontade pela procura do grupo, para poderem participar, é muito pouca”.
A colectividade festejou esta data comemorativa com algumas actividades durante o dia e a culminar as celebrações, com um jantar num restaurante local.