Há 11 anos, Europa pedia informações sobre surto de dengue na Madeira
A 9 de Outubro de 2012, o DIÁRIO noticiava que o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) tinha requerido à Direcção-geral de Saúde (DGS) informações actualizadas sobre o surto de dengue na Região.
De acordo com os protocolos existentes ao nível da União Europeia, a DGS prestou informações regulares sobre surtos ou casos diagnosticados de doenças ou vírus determinados, como é o caso da gripe, ou de situações mais preocupantes como sarampo, malária e dengue.
O mais recente relatório de vigilância do ECDC, disponibilizado no portal daquele organismo, e datado do dia 5 de Outubro de 2012, referia que as autoridades de saúde portuguesas haviam reportado dois casos de dengue no arquipélago daMadeira, casos esses que teriam sido adquiridos na própria ilha (autóctones).
(Re)leia a notícia:
Ainda sobre este assunto, relacionado com o mosquito Aedes Aegyti, o nosso matutino noticiava que após uma procura elevada nos primeiros dias, o número de pessoas que procuraram os serviços de saúde da Região, em especial as urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça, tinha baixado.
Quanto aos internamentos, o então secretário dos Assuntos Sociais, Jardim Ramos, revelou que sobravam dois casos dos cinco iniciais.
Para (Re)ler aqui: