Padre José Martins Júnior participa no 'Madeira 7 Talks’
O padre José Martins Júnior é a mais recente confirmação do 'Madeira 7 Talks’, evento que se realiza, no dia 29 de Outubro, no Nini Design Centre, reunindo 14 personalidades para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade.
O tema da edição deste ano é ‘Já Foste!’ e visa reunir pessoas que se têm destacado nas suas áreas de actuação, deixando, com o seu exemplo, uma mensagem de irreverência, resiliência e determinação.
"Nascido em Machico, no dia 16 de Novembro de 1938, é ordenado padre a 15 de Agosto de 1962, celebrando a sua primeira missa a 15 de Agosto de 1962, na igreja Matriz de Machico. A 22 de Junho de 1969, é nomeado pároco da Ribeira Seca", revela a organização.
"O pós-25 de abril de 1974 marcou uma viragem na vida do padre Martins. Desde logo, entra em rota de colisão com a Igreja Católica, de tal modo que, em Novembro de 1974, o Bispo Dom Francisco Santana tenta a expulsão da paróquia da Ribeira Seca, com o apoio das forças policiais. A população não permite, mas o seu múnus sacerdotal foi suspenso, em 27 de Julho de 1974. O castigo é reconfirmado em 1985, já pelas mãos do novo bispo, Dom Teodoro de Faria, determinando que Padre Martins estava impedido de fazer determinadas funções sacerdotais, como celebrar missas e ministrar sacramentos", acrescenta.
"A 27 de Fevereiro de 1985, quarenta polícias ocuparam a igreja da Ribeira Seca, por ordem de Dom Teodoro Faria e de Alberto João Jardim, ocupando a igreja e a casa paroquial durante dezoito dias. Nesse período, o padre Martins Júnior celebrava missa nos campos para as centenas e centenas de fiéis da sua paróquia, sendo esse um sinal claro de apoio ao seu pároco", sustenta a organização.
Revela ainda que "em termos políticos, o padre Martins foi eleito presidente da Câmara de Machico, então pela UDP, em 1989, sendo reeleito, em 1993, mas desta vez pelas listas do PS. No seu currículo político, foi eleito sete vezes como deputado à Assembleia Regional, quatro pela UDP e três pelo PS.
"Recebeu, em 1995, das mãos do então Presidente da República Mário Soares, o grau de Comendador, e, a 16 de Junho de 2019 o recém-empossado Bispo do Funchal, Dom Nuno Brás, levanta a suspensão ‘a divinis’ que perdurava sobre o Padre Martins há quarenta e dois anos. Tal acontecimento, foi recebido com enorme júbilo por toda a população da Madeira, em especial da Ribeira Seca", adianta ainda.
E conclui: "A 14 de Julho do mesmo ano, o Bispo Dom Nuno Brás visitou a comunidade da Ribeira Seca, confirmando assim a comunhão entre aquela comunidade e a sua Diocese, ao contrário dos seus antecessores".
O evento é mediado pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’.
A participação está limitada a 100 pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter inovador e intimista.