DNOTICIAS.PT
A Guerra Mundo

Pelo menos 11 feridos devido a bombardeamentos em Kherson

None

Pelo menos 11 pessoas, incluindo um bebé de nove meses, ficaram feridas devido a bombardeamentos russos contra zonas residenciais na cidade de Kherson, sul da Ucrânia, anunciaram hoje as autoridades locais.

O controlo sobre a cidade de Kherson foi retomado pela Ucrânia em novembro de 2022, embora a cidade continue ao alcance das tropas russas.

"Kherson viveu mais uma noite terrível", afirmou o governador regional, Oleksandr Prokudin, citado pela agência France-Presse (AFP), apontando que as Forças Armadas russas "bombardearam continuamente a cidade e os seus arredores".

De acordo com o responsável, 11 habitantes ficaram feridos, tendo uma mulher de 27 anos e a sua filha de nove meses sido hospitalizadas.

A AFP acrescenta que Prokudin publicou nas redes sociais um vídeo em que mostra um edifício residencial com janelas e paredes danificadas.

Entre os feridos, está também um trabalhador da Cruz Vermelha, de 33 anos, que teve de ser hospitalizado.

Na plataforma Telegram, o chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak, criticou as "táticas de horror" da Rússia.

De acordo com Prokudin, a parte de Kherson controlada pela Ucrânia sofreu 59 ataques russos.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.