DNOTICIAS.PT
Madeira

Cimeiras insulares vão ser retomadas

José Manuel Bolieiro enaltece utilidade dos encontros que juntam Madeira e Açores

None

Agora que a Madeira tem um novo governo, que toma posse a 17 de Outubro, estão reunidas as condições necessárias para que as cimeiras insulares sejam retomadas.

À margem das Jornadas Atlânticas de Turismo que decorrem desde ontem, em Velas, José Manuel Bolieiro garante que estas cimeiras que juntam Açores e Madeira, “focadas sobretudo no interesse das regiões e dos nossos povos, e não das configurações políticas de formação governativa” são muito úteis. Aliás, julga que "têm sido um sucesso" e vão continuar a ser alimentadas.

“Estas soluções, como são muito disruptivas em relação a práticas anteriores, não se fazem num estalar dedos. Têm que ser com persistência, consistência e insistência”, referiu quando questionado pelo DIÁRIO sobre a necessidade de manter vivo o projecto iniciado na década passada.

O presidente do Governo açoriano assume ter “o compromisso de, face à última cimeira que foi realizada na Madeira, a próxima a ser nos Açores, a exemplo do que já tinha sido antes, com o anterior governo dos Açores, que não o meu, aqui nos Açores”. Mais, julga estar perante “uma irmandade e uma solidariedade arquipelágica que nos convém fazer, em nome dos nossos povos e das nossas ilhas”.

O próximo encontro entre os governantes dos dois arquipélagos pode acontecer ainda este ano, dado que em 2024 o calendário é mais apertado por causa das eleições regionais. José Manuel Bolieiro vai nessa altura a votos, encabeçando a lista da coligação que provavelmente juntará PSD, CDS e PPM.