Reservas da Bioesfera da Região em foco em seminário em Lisboa
No passado dia 28 de Setembro realizou-se em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, o Seminário Final do projecto 'Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes'.
As duas Reservas da Biosfera do Arquipélago da Madeira também marcaram presença neste evento, a Ilha do Porto Santo, a última Reserva da Biosfera a integrar a Rede Nacional, em 2020, e Santana que já ostenta esta classificação desde 2011.
A gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, Licínia Soares, referiu que foram muito gratificantes estes momentos de partilha de experiências e aprendizagens, de debate dos maiores desafios da gestão destes territórios classificados pela UNESCO, desde a valorização do seu património natural e cultural à conservação da biodiversidade.
Este seminário foi o culminar deste projecto promovido pela Quaternaire Portugal, operado pela Secretaria-Geraldo Ministério do Ambiente e Acção Climática e financiado pela Finlândia, Liechtenstein e Noruega, através domecanismo financeiro EEA Grants.
Ao longo de três anos, o projecto 'Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes' promoveu o trabalho em rede e a cooperação internacional, fomentou o diálogo entre comunidades, a divulgação das 12 Reservas da Biosfera Portuguesas e avalorização do seu património natural e cultural.
Um dos grandes objectivos deste projecto foi precisamente o de valorizar estes territórios classificados pelo Programa MaB da UNESCO, pela sua natureza, biodiversidade e desenvolvimento sustentável tanto a nível social comoeconómico e cultural. Para além das dinâmicas de investigação e conservação deste património, também teve o propósito de colocar estas 12 Reservas da Biosfera nomapa.
Para além de Helena Freitas, Professora da Universidade de Coimbra e coordenadora científica do projecto este evento também contou com as participações do ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, além dos vários gestores das Reservas da Biosfera e dos demais parceiros que participaram no projeto, nomeadamente, Quaternaire Portugal, a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Pedro Nunes, a Ordem dos Biólogos, a Associação KEEP, a Universidade de Bergen, na Noruega, a Reserva da Biosfera UNESCO de Nordhorland(Noruega), a Comissão Nacional da UNESCO da Islândia e o Parque Regional de Snæfellsnes, actualmente em processo de candidatura a Reserva da Biosfera UNESCO.
Neste evento também foram apresentadas algumas actividades desenvolvidas no âmbito deste projecto, os resultados e as ferramentas criadas (tal como o portal digital das Reservas da Biosfera) e facultadas a todos os territórios.