45 pães diferentes para provar esta quinta-feira nos Jardins de Santa Luzia
Conheça a agenda desta quinta-feira, dia 5 de Outubro, feriado nacional que assinala a implantação da República em Portugal, e que no Funchal fica marcado por mais uma Mostra do Bolo-do-Caco e Pão Caseiro
Os diferentes pães caseiros e o bolos-do-caco produzidos nos vários concelhos da Madeira vão estar à venda, esta quinta-feira, nos Jardins de Santa Luzia, no âmbito da Mostra do Bolo-do-Caco e Pão Caseiro, evento organizado pela Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, que já vai na sua quinta edição.
De acordo com Simplício Pestana vão estar disponíveis 45 pães diferentes, com origem em cerca de 20 produtores regionais. Da rosquilha do Curral das Freiras, ao pão de amora, de banana, de maracujá ou de cebola, de centeio, de milho, de couve, não faltando a escarpiada ou o bolo-do-caco do Porto Santo.
O objectivo, conforme revelou, ao DIÁRIO, o presidente da referida Casa do Povo, passa por dar a conhecer o levantamento que tem sido feito nos últimos cinco anos dos vários tipos de pão que são confeccionados um pouco por toda a Região, enaltecendo a produção local e valorizando o esforço despendido por quem procura manter a tradição das diferentes localidades bem viva.
O organizador fala num evento que conta com um orçamento na ordem dos oito mil e quinhentos euros, beneficiando de um apoio considerável por parte do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Simplício Pestana realça toda a logística que está por detrás do evento, sobretudo para que seja possível ter o pão fresco do dia. “Implica que temos de fazer a recolha dos pães de madrugada, um pouco por toda a Ilha, para termos os 45 pães diferentes prontos para venda logo de manhã, pelas 10 horas, quando abrimos esta mostra”, reforça aquele responsável.
Essa logística exigente faz com que a opção pela duração do evento tenha recaído apenas num dia, pois reconhece que seria bastante mais complicado ter pão fresco ao longo de vários dias. “Para isso teríamos de repetir toda a logística de recolha ao longo dos dias do evento, o que não é viável para a estrutura que possuímos”, aponta.
Ao todo, são esperados cerca de 1.200 pães, das 45 variedades enunciadas. O organizador espera que toda a produção seja vendida, à semelhança do que tem acontecido as edições passadas. A par da venda, será possível apreciar, no local, a produção das especialidades típicas do Porto Santo, nomeadamente a escarpiada e o bolo-do-caco da ‘Ilha Dourada’, que difere ligeiramente do produzido na Madeira.
Junta-se a isto um conjunto de artistas que vão amimar o certame ao longo desta quinta-feira. Vão passar pelo palco dos Jardins de Santa Luzia os artistas João Luís Mendonça (11h30), ‘Duo Onda Mar’ (13 horas), ‘Cantares do Imaculado’ (14 horas), ‘Lírios do Norte’ (14h45), Jorge Ferreira (15h30), ‘Banda 3D’ (16h15), Buzico e a sua banda (14h15) e Roni de Melo (18h15).
O terminus do evento está apontado para as 20 horas. Durante todo o dia, entre as 10 e as 20 horas, haverá animação no recinto da responsabilidade do TAL – Teatro Amador do Livramento.
Mas a agenda desta quinta-feira tem reservadas para si muitas outras iniciativas. Saiba quais:
Sociedade
Comemora-se hoje o Dia Mundial do Professor, efeméride que será assinalada com um conjunto de iniciativas por parte do Sindicato dos Professores da Madeira. As celebrações têm início marcado para as 10h30. Nessa altura será inaugurada a escultura ‘A Professora’, na Ponte de São Paulo, junto à sede deste sindicato.
Às 19 horas, João Pedro Ramos, que assinala 10 anos de carreira, apresenta o seu novo espectáculo, no auditório do Jardim Municipal.
Desporto
Às 10 horas tem lugar no Complexo Desportivo do Marítimo o jogo entre o Marítimo – Sporting, partida que pontua para o Campeonato Nacional da I Divisão de Sub-17.
Às 17h30 tem início a corrida/caminhada ‘Coração em Movimento’, com partida e chegada na zona do Lido, junto à ‘Rosa dos Ventos’.
Pelas 18 horas, haverá jogo da Supertaça de Veteranos, que vai opor Associação Desportiva de Machico e a Associação Aura, no Campo do 1.º de Maio.
Efemérides
Saiba que acontecimentos marcaram este dia 5 de Outubro, ao longo dos anos:
1143 - O Tratado de Zamora estabelece a independência do Reino de Portugal. É assinado por Afonso Henriques, Afonso VI de Castela e um representante do Papa.
1582 - Entra em vigor o Calendário Gregoriano estabelecido pela Bula de Gregório XIII. O calendário avança dez dias.
1910 - A República Portuguesa é proclamada da varanda da Câmara de Lisboa, por José Relvas. Portugal soma 767 anos de independência.
1911 - Primeira tentativa de levantamento monárquico no Norte, sob o comando de Paiva Couceiro.
1950 - Futebol: O Sporting venceu o Benfica por 8-1, no estádio José de Alvalade.
1962 - Os Beatles editam o primeiro disco "Love me Do".
1980 - Eleições Legislativas em Portugal. A coligação Aliança Democrática, constituída pelo PPD, CDS e PPM, obtém a primeira maioria absoluta no Parlamento, em sufrágio livre e universal.
2014 - Alguns milhares de professores desfilam em direcção ao Chiado, em Lisboa, para contestar a política do Governo para a Educação e pedir a demissão do ministro da Educação Nuno Crato.
2019 - O bispo Tolentino Mendonça torna-se cardeal numa cerimónia no Vaticano. É o 6.º cardeal português deste século e o 46.º da história.
2022 - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, promulga a anexação à Rússia das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, de acordo com dois decretos publicados no portal oficial russo de informações jurídicas.
Pensamento do Dia
Eduquemos cidadãos, não príncipes. Bernardino Machado (1851-1944), político português, presidente da República