Sistema inovador de salvamento marítimo instalado no Lido Poente
Novo equipamento resulta de um investimento na ordem dos três mil euros
A praia Lido Poente, junto ao Complexo Balnear do Lido, ganhou um sistema inovador de salvamento marítimo, que foi esta quarta-feira apresentado naquela praia do Funchal.
De acordo com a nota enviada pela Câmara Municipal do Funchal, este equipamento com bóias insufláveis (Salva-Vidas OneUP) foi instalado na zona de acesso gratuito daquela praia, de modo a complementar os demais modos de salvamento no mar, permitindo, assim, acudir rapidamente a vítima de afogamento.
"As três bóias insufláveis estão dentro de uma caixa, com vidro na parte da frente, bem visível da população, que numa situação de emergência, podem ser utilizadas por qualquer cidadão, partindo o vidro e lançando ao mar uma bóia em direcção à vitima em apuros", podemos ler na referida nota.
Este sistema, que o município aponta como "pioneiro nas praias da Madeira", tem ligação automática ao 112, podendo ser accionado para outras situações de emergência.
A demonstração do equipamento contou com a presença de Pedro Calado e de Bruno Pereira. Na ocasião, o presidente da autarquia explicou que este equipamento, cujo investimento está orçamento em três mil euros por parte da Câmara do Funchal, é sobretudo utilizado em praias sem a vigilância de um nadador-salvador.
Receando actos de vandalismo, o presidente da autarquia apelou ao civismo das pessoas: “não o utilizem inadvertidamente porque se trata de um equipamento que salva vidas humanas”.
Pedro Calado anunciou que um segundo dispositivo destes poderá ser instalado na Praia Formosa, tendo em conta que é uma zona que vai crescer com os projectos imobiliários, que permitirão a melhoria das acessibilidades e dos acessos ao mar.