Município de Machico distinguido com Prémio Geoconservação 2023
A Câmara Municipal de Machico foi distinguida com o Prémio Geoconservação 2023, galardão que foi criado em 2004 pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Internacional para a Conservação do Património Geológico).
A cerimónia oficial da entrega do galardão decorrerá no próximo dia 6 de Outubro – Dia Internacional da Geodiversidade, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico, pelas 10 horas.
Este prémio vem na sequência da candidatura 'Ecos Machico: Valorização do Geopatrimónio de Machico', a Câmara Municipal de Machico foi distinguida, com o diploma de vencedor a nível nacional, por todo o trabalho de conservação, valorização e promoção do Património Geológico existente no seu território. Este trabalho de sustentabilidade territorial é desenvolvido pelo projeto Ecos Machico, uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia (AIG), desde 2021, procurando disponibilizar o Património Geológico do concelho de Machico entre muitos outros aspectos, recorrendo a uma base considerável de recursos informativos, interpretativos e formativos, ao alcance de toda a população, mas com particular enfoque no público mais jovem em idade escolar.
Ricardo Franco, presidente da autarquia considera que o galardão que agora é atribuído ao Município de Machico resulta do reconhecimento, por parte da ProGEO, de que “o projecto Ecos Machico é, sem margem de dúvida, uma aposta acertada e fundamental para a valorização, requalificação ambiental e de revitalização turístíca do concelho de Machico.
Quando, em 2017, a Câmara Municipal de Machico apresentou os objectos do projecto Ecos Machico ficou bem patente, perante uma sala de gente interessada, que estávamos perante um importante e incontornável instrumento de gestão do nosso património geológico. A partir daí foi desenvolvido todo um trabalho que envolveu muitas pessoas e foi, paulatinamente, sendo aperfeiçoado com o contributo de parcerias fundamentais, das quais destaco a Associação Insular de Geografia” Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico
Considera, ainda, que, o projecto Ecos Machico é um "objectivo consolidado que continuará a desenvolver-se com ideias ambiciosas e promotoras do ecoturismo e da economia verde por forma a gerar mais e melhor emprego que se traduzirá em melhor qualidade de vida dos residentes e visitantes. Neste âmbito projecta-se já a possibilidade de criação de um geoparque no nosso território e que constituirá uma importante mais valia na sensibilização, educação e preservação do património natural do concelho".
Por seu lado, Marco Teles, presidente da direcção da AIG, refere que “este é um prémio que representa um reconhecimento público da qualidade técnica e do empenho da Associação nos projetos que abraça e é também uma distinção que valoriza a Madeira, tanto mais que a RAM se encontra em pleno processo de certificação como destino turístico sustentável e a geodiversidade é um elemento que pode e deve ser preservado, sendo mais um elemento de atractividade do nosso destino”.