DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

É verdade que ainda há alunos que não receberam os tablets na Madeira?

None

Durante o dia de hoje, surgiram alguns comentários no grupo 'Ocorrências Madeira', no Facebook, a dar conta que, desde que o novo ano lectivo arrancou na Região, ainda existem alunos que ainda não têm na sua posse os tablets, que correspondem ao projecto do Manuais Digitais, dinamizado pela Secretaria Regional da Educação. Mas será que é mesmo verdade?

A constatação foi efectuada através de uma publicação de um autor que optou pelo anonimato: “As aulas começaram há um mês, e ainda há escolas em que os miúdos não têm tablet, pois querem inovar e retiraram os livros, a culpa não são das escolas… é de quem?”, pode ler-se. Por sua vez, a internauta Vera Marques, através de um outro comentário, adiantou que “no 5.º ano na HGB [Escola Horácio Bento Gouveia] as crianças também ainda não os têm”.

Nesse sentido, o DIÁRIO contactou a Secretaria Regional da Educação a fim de perceber se tais comentários correspondem à verdade. No entanto, como em tempo oportuno não obteve resposta a esta pergunta, contactou a direcção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia a fim de verificar a veracidade da situação.

Luciano Garcia, vice-presidente do Conselho Executivo deste estabelecimento de ensino comprovou que, de facto, ainda existem alunos do quinto ano de escolaridade, que conta com 10 turmas com uma média de 25 estudantes, que ainda não têm na sua posse os aparelhos tecnológicos.

"Os tablets ainda estão a ser entregues. Portanto, podem existir turmas que ainda não têm", disse, acrescentando que, apesar do ano escolar se ter iniciado a 15 de Setembro, a direcção optou por não efectuar a entrega no arranque das aulas , uma vez que ainda faltavam chegar alguns componentes do material.

"O atraso foi uma opção da nossa escola. Enquanto as capas de segurança não chegassem, não íamos dar os tablets aos alunos, porque sem protecção corriam o risco de ficar logo danificados. Além disso, também foi necessário realizar toda a logística de descarregar os manuais digitais e outras aplicações", esclareceu, reforçando que não iriam "entregar uma coisa que ainda não estava pronta".

Apesar desta demora, o responsável adianta que, até ao final desta semana, todos os alunos já deverão estar na posse dos seus tablets. "Até sexta-feira, penso que fica tudo entregue", frisou.

Nos últimos anos, o Governo Regional tem vindo a apostar na implementação das novas tecnologias nas escolas da Região, por forma a capacitar as novas gerações para uma era que cada vez mais será tecnológica e digital e para, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos novos tipos de aprendizagem, para que possam aceder a níveis progressivamente mais elevados nas suas formações.

Nesse sentido, um dos pontos estratégicos da acção da Secretaria Regional de Educação tem passado pelo projecto dos Manuais Digitais, em que desde o ano lectivo 2019/2020, todos os alunos matriculados no 5.º ano têm vindo a receber tablets, mantendo-os em sua posse nos anos lectivos seguintes.

A estimativa é que em 2025/2026 todos os alunos matriculados nas escolas públicas da Região vão ter ao seu dispor um tablet (5.º ao 9.º ano) ou de um computador portátil (10.º ao 12.º ano).

A Horácio Bento Gouveia ainda não entregou todos os tablets aos seus alunos do 5.º ano