Relatório de avaliação da UNESCO sobre as levadas chega até Novembro
A abrir o dia de actividades do Festival da Natureza realizaram-se as ‘Palestras da Natureza’, no Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal, com a presença de três oradores.
Ao DIÁRIO, Susana Fontinha, membro da Secretaria Regional de ambiente, recursos naturais e alterações climáticas refere que o relatório da candidatura das Levadas a Património Mundial da UNESCO deverá chegar ainda este mês ou no início de Novembro.
“Neste momento, a candidatura está a ser avaliada por uma entidade independente associada à UNESCO, o ‘ICOMOS’, conta Susana Fontinha. No entanto, Susana realça que não será a resposta final do comité porque “consoante esse relatório iremos ver se é preciso alterar algo ou se é necessário enviar alguma informação adicional. Aí teremos um ponto de situação”.
Em relação ao critério de selecção das levadas, a adjunta da secretaria afirma que tiveram em atenção as levadas principais que são fundamentais para que no dia-a-dia possamos receber água em casa, para a producção de energia hídrica nas centrais hidroeléctricas e também para a irrigação dos campos agrícolas”. Foram então escolhidas 8 das 24 levadas multifuncionais, que estão dentro do leque das 134 levadas principais da ilha da Madeira.
Para o futuro, a oradora da palestra afirmou que estão “a fazer tudo para que, até o final do ano, consigamos ter o centro de levadas aberto ao público”. Estiveram presentes na actividade cerca de 20 espectadores.
Este texto foi elaborado pela estagiária Bruna Jardim, sob a supervisão do editor-executivo João Filipe Pestana