Criador do 'Compadre Jodé' vai estar no 'Madeira 7 Talks'
Marcelino Teles é outro dos convidados para o evento de 29 de Outubro
Marcelino Teles, "o secretário de Justiça que é mais conhecido por Compadre Jodé, a personagem artística que originalmente criou e que tem conquistado o humor e o carinho dos madeirenses" é mais um convidado a falar no 'Madeira 7 Talks', evento que irá decorrer no próximo dia 29 de Outubro no Nini Design Centre, no Funchal.
"Hoje com cinquenta e seis anos, Marcelino Teles foi dos primeiros alunos de Santana a ir e vir, todos os dias, de autocarro, para estudar no Funchal, onde frequentava o Liceu Jaime Moniz", conta a organização. "Oficial de Justiça há mais de trinta e cinco anos e pai de dois filhos, já formados, nasceu em Santana, numa casa de colmo, onde viveu até aos vinte anos de idade".
Além disso, no mundo do Desporto "foi praticante de futebol e dirigente desportivo na União Desportiva de Santana, onde, inclusivamente, desempenhou cargos nos órgãos de gestão do clube", explica o 'outro lado' do 'Compadre Jodé'. "Já no que toca a passatempos, Marcelino Teles é fã incondicional da fotografia, um gosto antigo que perdura e até assume que não passa um dia em que não faça um registo. Gere, também, um 'blogue', onde publica assiduamente fotografias e vídeos".
Porém, "a sua criação mais conhecida é a personagem do 'Compadre Jodé', que retrata uma figura típica madeirense, agricultor de profissão. Vivendo no mundo rural, o 'Compadre Jodé' preserva o sotaque típico de Santana, usando, também, muitos regionalismos que alegram as participações que tem tido em programas televisivos, radiofónicos e até em espectáculos além-fronteiras, incluindo em Inglaterra e na África do Sul", recorda o currículo.
O 'Madeira 7 Talks', que este mês terá a sua sexta edição, acontece, como referido, no dia 29 no Nini Design Centre, "reunindo catorze personalidades para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano é 'Já Foste!' e visa reunir pessoas que se têm destacado nas suas áreas de actuação, deixando, com o seu exemplo, uma mensagem de irreverência, resiliência e determinação", conclui.
Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter inovador e intimista.