Dia Mundial da Terceira Idade
É sempre com satisfação que vejo esta data ser vivida por todos aqueles que acreditam nos valores dos nossos idosos, valorizando-os.
Dar-lhes oportunidades para que acreditem nos seus talentos, faz-lhes tanto bem! É uma grande ajuda que as levará a um desabrochar da imensidão da alma que têm dentro de si. Sinto-o todas as segundas quando estou na minha Paróquia, com um grupo de oito senhoras que já têm uma bonita idade, das 14h às 16h.
Falámos da semana que passou, das suas dores, das suas aspirações e de mil e uma coisas. Depois, há a parte cultural - um tema que é lido e analisado, ao qual se segue a parte artística. Durante este tempo colocamos uma música de fundo que as ajuda a pegar no lápis ou no pincel com mais ligeireza. Aprendo tanto nestas duas horas que passam a voar! Vê-las afixar no placar os trabalhos feitos, é maravilhoso! Não encontro palavras certas para descrever o brilho que lhe vai no olhar. A senhora mais idosa tem 92 anos e em cada segunda, ensina-nos a valorizar a vida e a ter uma enorme vontade de viver.
Bem hajam, minhas tão queridas amigas!
Graziela Camacho