DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeira inicia a imunização contra o VSR, causador de Bronquiolites e Pneumonias em bebés

None

A Região Autónoma da Madeira vai iniciar amanhã, dia 1 Novembro, a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebés, um importante passo na prevenção de bronquiolites.

A primeira imunização histórica está programada para as 12 horas, na Maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no 4º piso, que contará com a participação do secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, que se fará acompanhar pelos dirigentes da Saúde.

A Madeira será a primeira região do país a implementar esta imunização, uma importante conquista no âmbito da saúde pública na Região Autónoma da Madeira que vai permitir reforçar a prevenção da infecção por vírus. Trata-se de um passo inovador no país e muito significativo na prevenção de uma doença que pode ser fatal. Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um vírus muito comum e altamente contagioso, mais conhecido por causar bronquiolite em crianças durante o Inverno.

A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda, com maior incidência nos primeiros 2 anos de vida. A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo VSR.

Esta imunização é indicada para os bebés que ainda não tiveram contacto com o VSR e que vão viver o seu primeiro Inverno. O anticorpo contra este vírus vai ser administrado na maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça aos bebés nascidos a partir do dia 1 de Novembro de 2023 (até 31 de Março de 2024) e, no caso dos bebés nascidos a partir de 1 Abril até 31 de Outubro de 2023, a imunização vai acontecer nos Centros de Saúde.

Além disso, o Governo Regional também procedeu à compra de 2.400 vacinas, um investimento superior a 500 mil euros.