Terapia da fala celebra 40 anos na Madeira
Foi ao longo deste mês de Outubro que se celebraram 40 anos de terapia da fala na Madeira. Actualmente, a Região dispõe de dezenas de Terapeutas da Fala, distribuídos pela Educação (integrados na Direcção Regional de Educação), pela Saúde (integrados no SESARAM, EPE), pelas clínicas/consultórios e Associações/IPSS.
Nos últimos anos, têm sido implementadas várias campanhas de sensibilização, no sentido de desmistificar o mito de que o Terapeuta da Fala só atuava quando as crianças gaguejavam ou tinham dificuldades de articulação na produção dos sons da fala. Hoje, sabe-se que a intervenção pode acontecer desde o nascimento à idade geriátrica, numa panóplia diversificada de perturbações/patologias (relacionadas com a fala, linguagem, comunicação, fluência, audição, alimentação, entre outras). Bruno Rodrigues, terapeuta da fala
Esta é uma profissão que, como tantas outras, está em constante evolução, tal como demonstram recentes avanços no campo da Estética Facial ou na Investigação Criminal (Fonética e Terapia da Fala Forense).