Aposta de um milhão de euros para a descarbonização da Madeira
Hoje, na Casa da Luz, ocorreu uma sessão de apresentação do INSULAE, projecto co-financiado pela Comissão Europeia. Com início em 2019 e duração de quatro anos, o projecto INSULAE tem como objectivo fomentar a implementação de soluções inovadoras para a descarbonização das ilhas na União Europeia (UE).
Para isso, o investimento de 12 milhões de euros (cerca de um milhão para a Região) visa cobrir as demonstrações em três ilhas faróis – Unije, na Croácia; Bornholm, na Dinamarca e Madeira, em Portugal.
Durante a sua intervenção, o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino afirmou que a transição energética é algo incontornável na Madeira. “Uma transição energética efetiva é cada vez mais um imperativo impossível de contornar para uma Região como a nossa”, realçou.
O Secretário Regional Pedro Fino também referiu que, através das soluções inovadoras para a descarbonização das ilhas na UE, vão garantir várias medidas em relação aos veículos elétricos.
“Serão garantidos carregamentos das baterias dos veículos elétricos com energia 100% produzida através de fonte renovável e serão, de igual modo, disponibilizadas plataformas digitais para programar os carregamentos dos veículos nos momentos onde a disponibilidade de energia produzida, através das fontes renováveis, é maior”, revelou.
Pedro Fino ainda afirmou que “as necessidades energéticas das ilhas diferem muitas vezes, de forma muito significativa, do continente europeu”.
Jorge Veiga França, presidente da Direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF-CCIM), destacou durante a cerimónia que apoia todas as medidas inovadoras que sejam necessárias. A seu ver, as regiões ultraperiféricas têm de ser autossuficientes na produção energética.
Já Bruno Pereira, Vereador da Câmara Municipal do Funchal recordou que existem, de momento, 12 postos de carregamento na via pública. No entanto, o vereador revelou que, até ao final do ano, vai ser lançado um concurso público para colocar mais 12 postos de carregamento em parques de estacionamento, nomeadamente no parque do edifício 2000, no Campo da Barca, na Praça do Colombo, perto da Cruz Vermelha e, ainda dois na via pública. Bruno Pereira conta que tencionam que, de seis a nove meses, os postos de carregamento estejam instalados.
Na cerimónia estiveram presentes Francisco Tabuada, presidente da EEM, Pedro Fino, Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Jorge Veiga França, presidente da Direção da ACIF- CCIM e Bruno Pereira, Vereador da Câmara Municipal do Funchal.
Este projecto envolve 26 parceiros a nível europeu. A nível regional, a Empresa de Eletricidade da Madeira e a ACIF-CCIM estão envolvidas diretamente e ainda, outras entidades nacionais e estrangeiras.
*Artigo executado pela estagiária Bruna Jardim com a supervisão do subdirector Roberto Ferreira.