DNOTICIAS.PT
Madeira

Câmara de Lobos compromete-se com investimento nas escolas do concelho

None

O compromisso assumido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos dá conta da intenção de manter o investimento nas escolas do concelho, tendo em conta as necessidades identificadas pela comunidade educativa. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, acompanhado pela vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Pereira, realizaram uma visita a todas as 11 escolas do 1.º ciclo do ensino básico do município para se inteirarem das diferentes situações.

A autarquia vai apoiar a na EB1/PE de Câmara de Lobos na realização de um estudo arquitectónico, com vista à criação de uma sala Multissensorial. Este projecto foi candidato ao programa 'Bairro Feliz', promovido pela cadeia de supermercados Pingo Doce, que será, também, apoiado por uma empresa particular no que respeita aos equipamentos necessários para o apetrecho da mesma.

"Na escola do Rancho e Caldeira, foi dado a conhecer o projeto Teaach, direcionado para alunos com necessidades educativas especiais, cuja instalação da sala especializada contou com o apoio da autarquia. A directora da escola revelou que o pai de um dos alunos ofereceu os serviços da sua empresa para a adaptação de um espaço exterior para que estes alunos tenham uma zona segura para brincarem e desenvolverem actividades pedagógicas", explica nota enviada à imprensa.

Face a estes dois casos, o edil câmara-lobense exortou o envolvimento activo e altruísta destes membros da comunidade educativa na “construção” de uma escola mais inclusiva que beneficia, não só os seus discentes, mas todos os alunos que frequentam os estabelecimentos.  

O Orçamento Municipal para 2024 vai continuar com uma aposta na Educação, sendo que o Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', a atribuição das bolsas de estudo, a realização do seminário da educação, o apoio à participação das escolas no projecto educativo Eco-escolas e o apoio ao programa 'Passo a Passo' são para manter. 

A CMCL relembra que, este ano, voltou a adquirir licenças da plataforma Escola Virtual, que foram atribuídas aos 948 alunos matriculados nas escolas do 1º Ciclo do Concelho. "Na visita foi possível inteirar-se que a plataforma é de facto uma mais valia para alunos e professores e é utilizada assiduamente pelos alunos e em contexto de sala de aula", refere.

"As visitas realizadas resultam do compromisso político estabelecido pelo actual executivo municipal de prosseguir e reforçar a intervenção da autarquia no acompanhamento à actividade educativa e à manutenção das escolas do município, tendo em conta as suas competências nesta matéria", termina, indicando que Câmara de Lobos detém uma das maiores comunidades educativas da região, totalizando 2096 alunos do 1.º ciclo e pré-escolar.