Dois voos cancelados e um avião divergido devido à chuva
Constrangimento ocorreu ontem à noite durante ‘pico’ de chuva ocorrida em Santa Cruz
Por ter sido mais significativa na zona de Santa Cruz, a chuva ocorrida esta segunda-feira à noite impediu a aterragem, por má visibilidade junto à pista do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, de dois voos com destino ao Funchal. Em causa movimentos operados pela Ryanair, proveniente de Paris, e pela TAP, oriundo de Lisboa.
A primeira aeronave, que tinha chegada prevista pelas 22:15, por ter chegado com cerca de 30 minutos de atraso, foi o suficiente para coincidir com o início do ‘pico’ da precipitação registada na zona leste da ilha. Acabou por divergir para o aeroporto de Porto Santo depois de falhar tentativa de aproximação à pista do aeroporto da Madeira. Ao início da madrugada, pouco depois da 01:00, completou, finalmente, a viagem entre a capital francesa e o Funchal, ao concretizar a curta ligação entre as duas ilhas do Arquipélago da Madeira.
Opção diferente teve o comandante do voo da TAP que tinha chegada programada para as 22:55. Depois de algumas voltas de espera entre a Madeira e o Porto Santo, a aeronave da companhia de bandeira portuguesa retomou ao aeroporto de origem, tendo a viagem sido dada como cancelada. Consequência desta decisão, o primeiro voo à partida da Madeira programado para a madrugada desta terça-feira e que deveria ser operado pelo mesmo aparelho, foi também cancelado.
Registe-se que estes contratempos coincidiram com o período de maior intensidade na precipitação verificada em todo o período de chuva que marcou a última noite na Região. Os registos da rede de estações meteorológicas automáticas do IPMA na Madeira revelam que foi precisamente em Santa Cruz/Aeroporto o único registo em que a chuva atingiu quantidade de aviso amarelo (que esteve em vigor), com 11,8 litros por metro quadrado entre as 22:40 e as 23:40.
Contas feitas, dois voos foram cancelados (chegada e partida) e um avião divergido.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo