Pedro Calado recebeu mayor de Saint Helier
Foi assinado protocolo para estudo sobre a emigração madeirenses em Jersey
Pedro Calado recebeu, esta tarde, nos Paços do Concelho do Funchal, o mayor da cidade Saint Helier. Esta é a primeira vez que Pedro Calado, como autarca do Funchal, recebe um presidente de câmara de uma cidade geminada com a capital madeirense. Na cerimónia foi assinado um protocolo para a realização de um estudo inédito sobre a emigração madeirense em Jersey.
O mayor da capital de Jersey, Simon Crowcroft, foi recebido nos Paços dos Concelho pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal e o seu executivo e também contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal do Funchal, José Luís Nunes.
“Nós temos um relacionamento muito forte com a cidade de Saint Helier desde 2008 e ao longo dos anos e das últimas décadas temos vindo a assistir uma mudança da emigração. Hoje os filhos da segunda e terceira geração já não vêm a emigração como vimos na década de 50 e 60. O estudo que nós propomos a fazer juntamente com Saint Helier é para estudar e investigar, o que esteve na origem da emigração madeirense para Jersey e também os efeitos na economia", afirmou Pedro Calado.
O presidente da Câmara do Funchal disse que este estudo é inédito e não será o único. "Vamos começar por Jersey, mas prometo que não será o único porque temos outras comunidades, quer na Venezuela, na África do Sul, , nas Ilhas do Havaí e mesmo nos Estados Unidos e queremos aproveitar este estudo para ser o pontapé de saída para muitos estudos que deveríamos fazer e devemos ter, sobretudo para que as novas gerações entendam como foi o passado da emigração", afirmou.
Já o Mayor de Saint Helier, Simon Crowcroft disse que a capital de Jersey tem cerca de 45 mil pessoas e a ilha tem cerca de 23 mil portugueses, a grande maioria de origem madeirense. “Os madeirenses têm sido importantes para o desenvolvimento da ilha de Jersey e concretamente da cidade de Saint Helier e cultura madeirense já faz parte da vida dos habitantes da ilha de Jersey, porque temos vários festivais e restaurantes e entre outros negócios,” explicou.
O mayor da capital de Jersey iniciou uma visita à Madeira a convite do presidente da Câmara do Funchal que será marcada por diversos momentos. O primeiro foi a assinatura do protocolo para o estudo sobre a emigração madeirense em Jersey proposto por Pedro Calado.