CDU critica falta de investimento público na criação de uma rede de saneamento básico
"Se há problema ambiental que na Ilha da Madeira afecta milhares de pessoas é tudo quanto resulta da falta de investimento público na criação de uma rede de saneamento básico", afirmou Edgar Silva, na sequência de uma iniciativa política realizada, esta segunda-feira, na Viana e em em Santa Quitéria, no concelho do Funchal.
O deputado da CDU alerta que "para tanta gente em vários concelhos este é um problema dramático", que "atenda contra a saúde pública e é a causa direta da degradação das condições de vida de milhares de pessoas".
"Onde os esgotos são despejados para a levada e correm a céu aberto, estas são situações de terceiro mundo. Onde não foi criada rede de saneamento básico, impera o subdesenvolvimento", enfatizou Edgar Silva, frisando que "para além do problema de saúde pública que está ligado a este problema dos esgotos a céu aberto, este é um grave problema ambiental que existe, apenas e só, porque os governantes desviaram os dinheiros públicos para outro lado".
Para a CDU "não se podem continuar a apontar outras questões ambientais, por mais interesse que tenham, e esquecer que a falta de esgotos é, vergonhosamente, o problema de política ambiental mais gravoso destas ilhas".
"A dimensão deste problema ambiental coloca-nos no grau zero do ambiente. E não estamos condenados ao grau zero do ambiente. É, pois, necessário exigir da parte do Governo Regional e da parte da ARM a tomada de medidas urgentes para a resolução deste maior problema de ambiente nesta Região", exigiu ainda o dirigente comunista.