DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

'A Festa sendo em Agosto' permite dar a conhecer "um pouco mais sobre Eurico de Sousa"

None

A reedição da obra emblemática de Eurico de Sousa, intitulada 'A Festa sendo em Agosto', permite ao público conhecer "um pouco mais sobre Eurico de Sousa", disse o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, aquando da apresentação que ocorreu esta segunda-feira, no Solar do Aposento, em São Vicente.

"Estamos a contribuir para que muitas mais pessoas possam ter acesso a uma obra que estava esgotada há muitos anos e que possam, através da leitura, também entusiasmar-se e conhecer um pouco mais sobre Eurico de Sousa", disse.

O trabalho de poesia de Eurico de Sousa está representado nesta obra editado, pela primeira vez, em 1980. Tem ilustrações da sua irmã, a pintora Alice de Sousa.

A reedição do livro surgiu no seguimento da exposição 'Cartas do Funchal', uma mostra evocativa da obra de Alice Sousa, que tem percorrido diversos espaços museológicos da Madeira.

Na ocasião Alice Sousa afirma que apesar do irmão ter vivido alguns anos em Lisboa, "ele adorava esta ilha", relembrando que o Eurico era uma "pessoa muito sensível e sensata": "Ele dava-me muitos conselhos, e bons, ainda me lembro. Ele sempre teve comigo um sentido protector, de irmão que protegia a irmã", reforçou. 

Tal como noticiado pelo DIÁRIO, Eurico de Sousa nasceu no Funchal em 1933 e morreu em 2015, tendo sido, ao longo da vida, arquitecto, professor e poeta, pertencendo à geração de 50. 

Eurico está presente, igualmente, em vários livros colectivos como 'O Natal na Voz dos Poetas Madeirenses', 'Olhares Atlânticos/Poesia da Ilha' e na antologia 'Ilha-5'.