"Viemos à procura das boas práticas que são realizadas no Parlamento Regional"
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, em audiência, esta segunda-feira, a embaixadora da África do Sul, Mamamokwena Gaoretelelwe, e a Delegação Sul-Africana da Comissão Permanente de Contas Públicas, da Província do Noroeste.
“Na África do Sul somos constituídos por províncias e separação dos poderes, no entanto as províncias estão autorizadas a fazer leis. Viemos à procura das boas práticas que são realizadas no Parlamento Regional da Madeira e que possam se adequar e implementar no nosso país”, explicou a embaixadora.
A delegação da comissão Sul-Africana da Comissão Permanente de Contas Públicas, da Província do Noroeste acompanhou a visita da Embaixadora da África do Sul, ao Parlamento para efectuar uma troca de impressões parlamentares e financeiras. O principal objectivo desta audiência inseriu-se na compreensão das regras e do funcionamento parlamentar e governamental.
Questionada, ainda, acerca dos portugueses residentes na África do Sul, a embaixadora Mamamokwena Gaoretelelwe, referiu que “a comunidade portuguesa, composta por cerca de meio milhão de pessoas, entre emigrantes de várias gerações, a maioria madeirenses, está muito bem integrada e continua a trabalhar, um dos excelentes exemplos de integração.”
A embaixadora disse, também, que a comunidade sul-africana na Madeira (incluindo os com dupla nacionalidade), é relativamente pequena, composta por cerca de 400 pessoas.