DNOTICIAS.PT
Madeira

Ribeira Brava assinala Dia Mundial do AVC com sessão

None

A Ribeira Brava assinalou esta segunda-feira o Dia Mundial do AVC – Acidente Vascular Cerebral, através de uma sessão que pretendeu lembrar a importância da prevenção em torno de uma doença silenciosa que não discrimina ninguém e afeta pessoas de todas as idades.

Ricardo Nascimento, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, realçou a grande responsabilidade do município na promoção da literacia em saúde, informando e consciencializando os ribeira-bravenses sobre os cuidados terem nesta situação específica.

"As competências da autarquia em termos de saúde são ínfimas, mas há uma competência muito importante que é a promoção da literacia em saúde", afirmou o autarca, recordando que a prevenção é o melhor remédio, sendo necessário um estilo de vida saudável para controlar os fatores de risco do AVC, como a pressão alta, a diabetes, o tabagismo ou a obesidade, bem como perceber os sinais de alerta na fala, força e face.

o presidente da autarquia ressalvou ainda o compromisso da Ribeira Brava em fornecer todos os equipamentos necessários para promover a actividade física, desde a oferta privada de ginásios à marginal, assim como a aposta na área da nutrição ao serviço da comunidade

Na sessão de abertura discursou também o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que salientou a responsabilidade dos cidadãos na prevenção do AVC, lembrando que a Madeira enfrenta cerca de 800 casos anuais. O governante frisou a prontidão das equipas médicas, equipadas com tecnologia de ponta, mas destacou a necessidade de identificar rapidamente os sintomas do AVC, uma vez que 50% dos pacientes não chegam a tempo para o tratamento.

Usaram ainda da palavra o coordenador da Unidade de AVC do SESARAM, Patrício Freitas, o médico Pedro Freitas e a enfermeira Arlinda Oliveira, ambos da Unidade de AVC do SESARAM.

O segundo painel foi formado pelo nutricionista municipal Orlando Fiqueli que apresentou a Dieta DASH, também conhecida por Abordagem Diatética para a Hipertensão; a psicóloga Jéssica Pereira que destacou a importância da reabilitação cognitiva após um AVC, e a professora de Educação Física Luísa Pereira que apresentou um estudo relacionando a atividade física e o risco de AVC.