DNOTICIAS.PT
Madeira

Electrificação dos transportes esteve em foco no Projecto INSULAE

None

Esta terça-feira, 9h30, no auditório do Museu de Eletricidade da Madeira, terá lugar a sessão de abertura do evento final do Projecto INSULAE, uma iniciativa que incidiu sobre a electrificação dos transportes para apoio da rede eléctrica regional e sobre a estabilização de redes e/ou micro-redes eléctricas através do armazenamento de energia com baterias, como formas de melhorar a segurança, a estabilidade e a qualidade da energia na rede de distribuição.

As demonstrações foram implementadas em vários locais distintos, nomeadamente nos concelhos do Funchal, Calheta e Câmara de Lobos. 

O projecto envolve 26 parceiros a nível europeu, sendo que a nível regional estão envolvidas directamente duas entidades locais (a EEM e a ACIF-CCIM), para além de outras entidades nacionais e estrangeiras (EFACEC, CIRCE e CERTH).

A Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) teve como função principal a coordenação e gestão de todas as demonstrações na ilha da Madeira, assim como a integração destas novas tecnologias na rede eléctrica de serviço público, como também prestou apoio técnico e logístico aos restantes parceiros do INSULAE e demais participantes.

Esta sessão tem como objectivo informar não só os cidadãos e parceiros directamente envolvidos neste projecto, mas também todos os interessados nos resultados da implementação de soluções inovadoras na área da energia, visando a descarbonização das ilhas da UE. 

 O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vai presidir, a sessão de abertura.