Deputada do PAN foi ao Curral das Freiras e revela hoje a sua posição sobre o teleférico
Conheça a agenda de eventos para esta segunda-feira, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
A deputada do PAN, Mónica Freitas, vai esclarecer esta tarde a posição do seu partido sobre o projecto do Governo Regional do teleférico do Curral das Freiras. Será numa conferência de imprensa agendada para as 16h00, na Assembleia Legislativa da Madeira.
Ontem, à margem do evento ‘Madeira 7 Talks’, a representante do PAN explicou que, na última semana, “muito foi dito e muito foi escrito sobre a situação do teleférico do Curral das Freiras e sobre qual seria a posição do PAN, sendo que [tal opinião] nunca saiu da boca do PAN”. Hoje, finalmente, será conhecida essa posição. Isto acontece após os representantes desta força política terem avaliado alguma da documentação a que tiveram acesso, falado com algumas pessoas e reunido com a Secretaria da Agricultura e Ambiente, que é responsável pela dinamização desse projecto, e terem ido ao local para adquirir uma melhor percepção do que consiste. “Agora temos elementos suficientes para podermos analisar internamente qual é a nossa posição”, explicou.
Mónica Freitas explicou que “o PAN esteve contra” o projecto do teleférico e tal entendimento foi tornado público por várias vezes. No entanto, no âmbito das negociações do acordo de incidência parlamentar que veio a culminar na aceitação pelo Governo Regional em concretizar as dez prioridades do programa político do PAN, os dirigentes deste partido foram informados de que “já havia um contrato a decorrer e que seria muito mais difícil voltar a atrás”, que era o desejo do PAN.
A 23 de Outubro, em declarações à TSF e ao DIÁRIO, Mónica Freitas afirmou que o PAN pouco podia fazer em relação ao teleférico do Curral das Freiras, uma vez que o projecto foi autorizado a quatro dias das últimas eleições regionais. Face a tal quadro, a deputada manifestou-se empenhada em encontrar formas de mitigar os impactos ambientais da obra nos espaços naturais ao redor do Curral das Freiras, apontando, por exemplo, algumas das acções que já estão contempladas no Estudo de Impacte Ambiental e na Declaração de Impacte Ambiental datada de 23 de Junho do ano passado. Entre essas medidas está a plantação de plantas nativas nesses locais por parte do concessionário.
OUTROS EVENTOS NA AGENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA NA MADEIRA
11h00 - A embaixadora da Dinamarca, Maria Nilaus Tarp, será recebida em audiência pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.
11h00- O grupo parlamentar do CDS-PP dá uma conferência de imprensa junto à rotunda de acesso à Zona Franca do Caniçal.
12h00 - A embaixadora da África do Sul, Mamamokwena Gaoretelelwe, e a delegação sul-africana da Comissão Permanente de Contas Públicas, da Província do Noroeste, serão recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
14h00- Sessão de abertura da ‘Semana da Formação Financeira 2023’, com o debate ‘Inflação, Juros e Consumo – Análise e Perspectivas’, a ter lugar no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira. A secretária regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa, vai estar presente.
16h30- Apresentação do livro “A Festa sendo em Agosto”, de Eurico de Sousa, no Solar do Aposento. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, vai marcar presença.
19h30- O mayor da cidade de Saint Helier (Jersey), Simon Crowcroft, será recebido na Câmara Municipal do Funchal pelo presidente do executivo Pedro Calado.
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS A 30 DE OUTUBRO
1411 - Tratado de Paz de Segóvia entre Portugal e Castela.
1811 - Sai a primeira edição de "Sensibilidade e Bom Senso", de Jane Austen.
1905 - O czar Nicolau II da Rússia promete um parlamento representativo, uma constituição e liberdade de imprensa e de associação.
1910 - Morre, aos 82 anos, o fundador da Cruz Vermelha e primeiro Prémio Nobel da Paz em 1901, o suíço Jean-Henri Dunant.
1914 - Massacre de Cuangar, em Angola, no ataque alemão ao posto de comando português. Morrem vinte e duas pessoas.
1922 - Benito Mussolini apresenta o governo fascista de Itália.
1928 - Começam as transmissões experimentais de televisão no Reino Unido.
1938 - Orson Welles transmite a versão radiofónica da "Guerra dos Mundos", de H.G.Welles, simulando uma reportagem em direto sobre a invasão da Terra por marcianos.
- Salazar anuncia a intenção de manter Portugal como país neutro na II Guerra Mundial.
1960 - Nasce o futebolista argentino Diego Armando Maradona.
1975 - O príncipe Juan Carlos de Espanha assume interinamente as funções de Chefe de Estado, durante a doença do ditador Francisco Franco.
1983 - Primeiras eleições democráticas na Argentina, após a ditadura militar.
1987 - Privatização da British Petroleum, a mais importante operação de venda de participações do Estado, no Reino Unido.
1990 - Completa-se a abertura do túnel sob o Canal da Mancha.
2004 - O Prémio Gulbenkian de Poesia é atribuído a Magali Mantagué e Max de Carvalho, pela tradução francesa da poesia de Herberto Helder.
- A Torre do Tombo impede a saída do país de um Atlas Universal de 1643, adquirindo-o por 1,5 milhões de euros.
2005 - Uma granada de gás lacrimogéneo explode na mesquita de Clichy-sous-Bois, nos arredores de Paris. Confrontos sobem de tom nos bairros periféricos da capital francesa.
2006 - O relatório Stern sobre alterações climáticas, encomendado pelo Governo britânico, demonstra que Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus mais afetados pelo aquecimento global.
- O antigo Presidente chileno Augusto Pinochet é colocado em prisão domiciliária, acusado de tortura e desaparecimento de pessoas durante o regime militar (1973-1990).
2007 - Abertura de farmácias por não farmacêuticos, aumento da oferta de serviços e fixação de um máximo de estabelecimentos por proprietário são algumas novidades que entram em vigor no âmbito do novo regulamento jurídico de funcionamento das farmácias.
2008 - Pelo menos 56 pessoas morrem e mais de 300 ficaram feridas na sequência de 12 atentados à bomba cometidos, quase em simultâneo, em várias zonas do estado de Assam, nordeste da Índia.
- Pelo menos 17 pessoas ficam feridas, sem gravidade, na sequência da explosão de um carro armadilhado num parque de estacionamento da Universidade de Navarra. Este atentado ocorre dois dias depois das autoridades espanholas terem desarticulado um comando da ETA na região.
2010 - Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleita a primeira mulher Presidente da República Federativa do Brasil.
2014 - A Federação Russa concorda em recomeçar a abastecer a Ucrânia com gás durante o inverno, num acordo intermediado pela UE e concretizado em Bruxelas.
- A Suécia reconhece oficialmente o estado da Palestina.
2015 - Pedro Passos Coelho é empossado primeiro-ministro do XX Governo Constitucional pelo Presidente da República, Cavaco Silva, durante uma cerimónia no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
2017 - O Ministério Público espanhol apresenta acusações contra os principais membros do governo catalão por rebelião, sedição e fraude e contra a presidente do Parlamento regional e os membros da mesa que processaram a declaração de independência da Catalunha.
2021 - Os líderes do G20 aprovam um acordo histórico sobre uma reforma da tributação internacional, que visa acabar com os paraísos fiscais estabelecendo um imposto global mínimo de 15% sobre os lucros das empresas multinacionais.
- Adolfo Mesquita Nunes anuncia, nas redes sociais, a desfiliação do CDS-PP, após 25 anos de militância no partido, dizendo que aquele em que se filiou "deixou de existir".
- Morre, com 71 anos, Basílio do Nascimento, bispo de Baucau, Timor-Leste. Em 2011, tornou-se o primeiro presidente da Conferência Episcopal Timorense. Em 1999 foi agraciado por Portugal com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
2022 - O ex-Presidente Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), é eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
PENSAMENTO DO DIA
É mais fácil enganar uma multidão do que um homem Pío Baroja (1872-1956), escritor espanhol