Congresso de Arte Contemporânea dedicado à obra de Lourdes Castro
Até sexta-feira o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira acolhe o primeiro Congresso de Arte Contemporânea, este ano dedicado a Lourdes Castro. O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicitou, esta terça-feira, “o Governo Regional da Madeira e o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira pela realização do primeiro Congresso de Arte Contemporânea, que é dedicado à memória da nossa Lourdes Castro”.
“Saúdo em particular aqueles que de, fora da ilha, aqui trazem aportes e contributos para conhecermos melhor a obra e a vida de Lourdes Castro, para além do muito que já conhecemos”, referiu José Manuel Rodrigues na sessão solene de abertura do “Congresso de Arte Contemporânea In Memoriam: Lourdes Castro (1930-2022)”, que decorre até sexta-feira na Calheta.
Também foi assinado, esta terça-feira, um contrato de depósito entre Nuno Brazão, sobrinho de Lourdes Castro, e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, para oficializar o depósito de 316 obras e 241 conjuntos documentais da artista.
“Agradeço ao Nuno ter confiado nas pessoas. Geralmente os actos de depósito são decisões difíceis de tomar, é sempre o desprendimento de alguma coisa que nos pertence e nem todas as pessoas são capazes de se desprender daquilo que mais gostam. Isso revela essa grandiosidade que o Nuno também”, sublinhou o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
A vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, reforçou que “é um orgulho enorme ver o espólio de Lourdes Castro neste museu”.