DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Ciclo de cinema exibe filmes na Ponta do Sol e São Vicente

None

A Alémmar - Associação da Cultura e da Arte apresenta este sábado e domingo o ciclo de cinema 'Ser Ilha', dedicado à temática insularidade. 

O ciclo realiza-se em três fases com duas exibições de três filmes que terão lugar no Cinesol, na Ponta do Sol (sábado), e no auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente (domingo):

1ª Fase: "Ilhas - Um Território Delimitado"
Data: 14 de Outubro (Cinesol) das 16h00 às 19h00
Data: 15 de Outubro (Escola Agrícola da Madeira) das 16h00 às 19h00

2ª Fase: "Ilhas - Uma Ideia de Mundo"
Data: 4 de Novembro (Cinesol) das 16h00 às 19h00
Data: 5 de Novembro (Escola Agrícola da Madeira) das 16h00 às 19h00

3ª Fase: "Ilhas - Da Prosperidade e da Precariedade"

Data: 25 de Novembro (Cinesol) das 16h00 às 19h00

Data: 26 de Novembro (Escola Agrícola da Madeira) das 16h00 às 19h00

As entradas têm o custo de 5 euros e podem ser adquiridas online através do Eventbrite.

O primeiro filme da mostra é o documentário 'É na Terra, não é na Lua' dirigido por Gonçalo Tocha. Foi vencedor do DocLisboa 2011, com atribuição do Grande Prémio da Cidade de Lisboa para a melhor longa-metragem. O filme desenrola-se no acompanhamento do cameraman e do técnico de som, que num dia do ano de 2007, desembarcam na Açoriana Ilha do Corvo, 24 km2 em pleno Atlântico, para capturar todos os seus encantos e recantos.

As Mostras dos dias 14 e 15 de Outubro contarão com a presença do realizador, proporcionando uma excelente oportunidade para os meios de comunicação locais entrevistarem o cineasta.

A história da ilha da Madeira com o cinema possui raízes centenárias, começando apenas dois anos após a primeira projeção pública de filmes no mundo, em 1895, no Grand Café de Paris. A Madeira, apesar de sua dimensão, sempre desfrutou de um estatuto geoestratégico privilegiado, resultando em benefícios económicos e culturais. A presença precoce de filmes na Madeira é um reflexo destas circunstâncias.

O Ciclo de Cinema 'Ser Ilha' representa o modesto contributo da Alémmar para trazer o cinema alternativo para a região, tornando-o acessível e compreensível para um público diversificado. Esta iniciativa promete suscitar reflexões profundas e diálogos enriquecedores, colocando o holofote da sétima arte sobre a temática insular.

O projecto conta com o financiamento da Direção Regional da Cultura.