Cartão do Idoso chega a mais de 500 na Ribeira Brava
A Câmara ajuda os que têm baixos rendimentos na aquisição de medicação, exames e fraldas
A Câmara Municipal da Ribeira Brava apoia mais de meio milhar de idosos do concelho na aquisição de medicamentos, exames e fraldas através do Cartão Municipal do Idoso, uma iniciativa lançada em 2018 que tem vindo a crescer no número de contemplados, bem como no valor das comparticipações. Este ano foram já pagos mais de 17.000 euros.
Na aquisição de medicamentos cada idoso pode receber até 120 euros por ano, para os exames complementares de diagnóstico podem ser outros 100, e para a aquisição de fraldas a Câmara ajuda com 60 euros por beneficiário. As verbas são atribuídas mediante uma candidatura a quem reúne um conjunto de critérios, nomeadamente ter 66 ou mais anos, viver há pelo menos um ano no concelho, ter rendimento mensal igual ou inferior ao salário mínimo regional, que neste momento são 785 euros, e não ter valores imobiliários (como casas, terrenos e outros), prestações periódicas, regalias sociais ou direitos, bem como imóveis, cujo rendimento proveniente de qualquer um ou de todos os bens ou direitos acabados de mencionar, não ultrapasse o salário mínimo regional, diz o regulamento.
O Município criou este apoio para promover a inclusão e o desenvolvimento social, recorrendo ao princípio da discriminação positiva, bem como para valorizar o papel do idoso. Quer contribuir para dar qualidade de vida aos mais velhos reduzindo as despesas regulares com a saúde.
Os valores são pagos mensalmente mediante receita médica. Em 2018 eram 199 os beneficiários desta medida. Passados cinco anos este número mais do que duplicou, são apoiados actualmente 542. 317 são da freguesia da Ribeira Brava, 161 do Campanário, 33 da Serra d’ Água e 31 da Tabua.
Em termos de valor das comparticipações, passou de 170,39 euros em 2018 para 9.369 em 2019. Em 2022 subiu para dois dígitos, 17.622. Em 2021 aumentou para 22.111 e depois para 23.633 em 2022. Este ano o valor das comparticipações do Cartão do Idoso ascende a 17.277 euros.
A maior fatia das comparticipações é a referente aos medicamentos, foram já pagos 13.764 euros nesta rubrica nos primeiros nove meses deste ano. Os exames levaram a autarquia a gastar 2.021 euros e as fraldas outros 1.492 euros.
“Trata-se de uma pequena contribuição que é facultada pela autarquia para ajudar as pessoas seniores do concelho a suportar algumas das despesas médicas que se agravam com a idade. Sabemos que são pessoas que auferem, na sua maioria, de reformas baixas, pelo que todo o apoio nesta área é bem-vindo” Câmara Municipal da Ribeira Brava
Este cartão dá ainda entrada gratuita nos espetáculos promovidos pela Câmara e descontos em lojas e serviços.