A partida
Faleceu o Celestino Fernandes.
Pese a diferença de idades, bom Amigo, grande maritimista, ex - Director do Club Sport Marítimo, ainda que a Direção assoberbada com assuntos “mais importantes”, se tenha esquecido, de assinalar o seu falecimento e que de vez em quando, com a sua acutilância e apurado sentido de humor, marcava presença nesta secção das “Cartas do Leitor”.
O Celestino, foi das pessoas mais engraçadas que conheci na minha vida e eu poderia contar tantas histórias que o testemunhariam.
O momento é de tristeza e por isso não vou fazê-lo. Vou apenas contar um pormenor, que mostra como de forma especial, se divertia e fazia humor.
Residia em Santo António e no seu presépio, além da Igreja da sua freguesia, apresentava um campo de futebol e figuras de toda a Família Aveiro. Quando digo toda, era mesmo toda; desde o elemento mais emblemático Cristiano Ronaldo, passando pela D.Dolores, o Sr. Diniz e restantes irmão e irmãs. Tenho para mim, que deveria ser uma situação única e que mostra a sua imaginação e criatividade, além do fino sentido de humor.
Há cerca de 3 semanas, ligou-me, porque me queria entregar uma fotografia. Então o que era?
Em 1984 eu, na qualidade de Vice-Presidente a lhe entregar o emblema de “25 anos de sócio” do Club Sport Marítimo, mas, o fotógrafo desastradamente, em vez de focar o homenageado, deixando-o de costas, apanhou o Director frontalmente...!
Passei onde combinámos, para levantar a encomenda, liguei-lhe a agradecer, rimo-nos bastante, por causa do “bilhete” que me deixou. Uma verdadeira “pérola”!
E, mal sabia eu, que não voltaríamos a falar.
Celestino, até qualquer dia e logo que chegar ao Céu, já poderei voltar a beber álcool e pedirei a São Pedro para te chamar e dizer que chegou um Amigo que está à tua espera para “molhar a palavra” (a tua frase para desafiar um amigo para um copo) ... Aí saberás que sou eu!
João Abel de Freitas