Escolas do 1.º ciclo da Ribeira Brava vão ter quadros interactivos
Apesar das competências serem bastantes “restritivas” nos domínios de competência e gestão da política de educação, cingindo-se “apenas à manutenção dos espaços das escolas de 1.º ciclo”, o presidente do município da Ribeira Brava prometeu que o seu executivo não vai alterar a estratégia de desenvolvimento que desenhou para o sector de ensino no concelho anunciando que todos as salas de aula das escolas do ensino básico vão passar a ter “quadros interactivos”.
Uma “mais-valia”, considerou o edil ribeira-bravense, após ter constatado a experiência piloto que foi promovida numa das unidades de ensino da localidade.
O autarca aproveitava para falar sobre o caderno de apoios aos estabelecimentos de ensino e sobre o conjunto de auxílios financeiros e materiais dados aos estudantes e às famílias residentes numa tentativa de combater o absentismo escolar mas igualmente numa mensalidade dada para que os jovens casais possam colocar os seus educandos nas creches ou jardins de infância.
“Temos noção das dificuldades das famílias em ter os seus filhos nas escolas”, observou esta manhã durante o II Encontro de Educação que decorre na Escola Secundária, Padre Manuel Álvares.
O autarca que também é professor de matemática não vê este encargo como despesa mas como um “investimento” que possibilite ferramentas capazes de fomentar um ensino de qualidade e por sua vez a falta de comparência temporária à instituição de ensino ou falta de assiduidade.