DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Detectado escaravelho em palmeiras do Porto Santo

None

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza detectou na última semana a presença de escaravelho (Rhynchophorus ferrugineus) nas palmeiras do Porto Santo.

Isto aconteceu na sequência das regulares acções de monitorização fitossanitária, tendo sido detectados três exemplares com praga.

“Perante esta situação emergente, foram desde logo accionadas as medidas consideradas adequadas para a mitigação do problema, adoptando-se como medida precaucionária a aplicação de um insecticida de elevada eficácia, seguido do corte das copas das palmeiras e sua queima no local, para evitar o risco de dispersão do insecto, tendo o restante dos caules sido segmentados em tamanhos mais pequenos e enterrados no solo”, informou em comunicado o IFCN.

Contudo e apesar da actuação efetuada, o IFCN considera que poderão existir ainda outros focos na ilha, pelo que prosseguem no terreno trabalhos de monitorização e levantamento de outras palmeiras que possam vir a ser afectadas, de modo a, "de forma atempada, serem adoptadas as necessárias medidas mitigadoras e a aplicação de tratamentos preventivos nos núcleos e exemplares mais emblemáticos do Porto Santo".

Lembra ainda que a presença desta praga nas palmeiras é conhecida por provocar o desprendimento das suas folhas com surgimento de larvas na base das mesmas, o descaimento das folhas centrais, que amarelecem e secam, e a amálgama de fibras cortadas e húmidas com cheiro fétido.

Assim, o IFCN “desaconselha o transporte de palmeiras da ilha da Madeira para a ilha do Porto Santo e, no espaço de 12 meses, que não sejam cortadas folhas verdes das palmeiras, uma vez que o corte das mesmas promove a libertação de um atractivo para o gorgulho das palmeiras e consequentemente para a postura dos seus ovos”.

Pede ainda às pessoas que detectarem palmeiras com a copa sem ápice e com as palmas caídas no centro da sua copa para comunicar ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e respectivo Corpo de Polícia Florestal na Ilha do Porto Santo e à Administração Pública Regional do Porto Santo.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo