Explicador DIÁRIO mostra-lhe diversas opções para uma deslocação em território nacional numa das épocas mais concorridas do ano. Há ainda muitos lugares para Lisboa, Porto e Ponta Delgada. Saiba também quanto pagam os espanhóis que queiram ir para as Canárias.
É um clássico
de todos os anos. Quem quer assegurar voos de Lisboa para a Madeira no Natal tem de pagar um valor bastante elevado para uma deslocação de apenas 1h30.
Mesmo que um passageiro reserve o bilhete com meses de antecedência é certo que
nunca vai conseguir tarifas atractivas de 70 ou 80 euros, disponíveis em outras
épocas do ano.
Vamos a números e datas.
Utilizando os sites das companhias aéreas que operam para a Região e tomando como datas o dia 22 de Dezembro para sair de Lisboa e o dia 1 de Janeiro de 2024 como regresso à capital, encontrámos, no dia de hoje, o valor de 373 euros para a deslocação, na Ryanair. É o mais barato disponível. Os horários de partida dos voos são às 19h, no dia 22 e às 8h10 no primeiro dia do ano, o que dá perfeitamente para assistir à concorrida passagem do ano na Madeira.
Se optar pela TAP aí os valores de aquisição aumentam significativamente e os
horários já não são tão simpáticos. O voo mais barato custa 513 euros para as
mesmas datas. A vinda faz-se às 7h30 ou 8h25 mas o regresso, no dia 1
de Janeiro, às 4h15. Na easyJet os montantes rondam os 500 euros para voos com
saídas às 7h de Lisboa e regresso às 9h25.
Estes valores são para as tarifas mais económicas, de cada uma das companhias, sem direito a bagagem de porão
e sofrem alterações diariamente, devido à grande procura existente.
O caso muda de figura se a viagem se iniciar no Porto. A tarifa mais em conta é praticada pela easyJet. Para um voo com saída às 6h15 e regresso às 20h15 (22 de Dezembro/1 de Janeiro) vai ter de desembolsar 485 euros, se adquirir já os bilhetes no site da companhia.
Funchal-Lisboa a preço de saldo
Para quem quiser passar a quadra natalícia em território continental há vários voos a preços verdadeiramente baixos. Considerando as mesmas datas de ida a 22 de Dezembro e regresso a 1 de Janeiro encontra tarifas a partir de 45 euros para Lisboa, já com todas as taxas incluídas e em horários convidativos, na easyJet.
Se o destino for o Porto a TAP oferece lugares a partir dos 80 euros. Note que não estão incluídos em nenhum dos voos bagagem de porão. Nenhum dos valores apresentados são elegíveis para a obtenção do subsídio de mobilidade, uma vez que ficam abaixo dos 86 euros, montante a partir do qual há comparticipação pública.
Açores com subsídio
Para os que elegerem Ponta Delgada, nos Açores, existem tarifas a partir de 136 euros para as datas em referência, em voo directo, operado pela SATA. Este montante é considerado para o subsídio de mobilidade, elegível a partir dos 119 euros por passageiro.
Espanhóis com mais facilidade
Neste Explicador simulamos também o que gasta um habitante de Madrid para se deslocar a Las Palmas, em Gran Canária, nas mesmas datas utilizadas para um passageiro de Lisboa que queira vir passar o Natal e o fim de ano à Madeira. Os valores são mais apelativos, surgindo tarifas a partir de 189 euros (ida e volta), na Ryanair e Iberia Express, para um voo com uma duração de 3 horas, o dobro do que se verifica entre a Lisboa e a Madeira.
Se o destino for Tenerife, a maior ilha das Canárias, há ainda tarifas disponíveis
a partir dos 209 euros, na Ryanair e Iberia Express.
Já um canário que queira passar ir passar a quadra à península encontra tarifas a partir
dos 76 euros, de Las Palmas e de 89 euros se partir de um aeroporto de Tenerife.