Pedro Calado destaca investimento social do Funchal à 3.ª idade
Na abertura da Expo Sénior, autarca garantiu mais e melhor qualidade de vida
Na abertura da Expo Sénior 2023, que decorreu esta tarde, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, o presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou o investimento social do Município em prol da qualidade de vida e bem-estar da terceira idade.
Entre as medidas de apoio social que se aplicam directamente no suporte e preocupação do Município do Funchal à população sénior, Pedro Calado apontou o apoio em medicamentos que ronda já 1,6 milhões de euros em 2023, atingindo 5.000 pessoas.
No apoio ao arrendamento o investimento também chega a 1,6 milhões de euros, beneficiando 900 pessoas.
Pedro Calado assegurou que o Município do Funchal continua a desenvolver projectos com o objectivo de melhorar as respostas sociais à população sénior.
Anunciou a atribuição de passes gratuitos para idosos com mais de 65 anos e para jovens entre os 12 e os 23 anos. Um investimento previsto no orçamento da CMF para 2024. Para pessoas com mais de 75 anos, revelou também uma linha de quatro trajectos de táxis por mês.
“Este apoio nos transportes gratuitos à 3º idade é para fazer com que as pessoas não fiquem em casa. Apostamos num envelhecimento ativo e saudável”, salientou o autarca, enaltecendo, neste particular, todo o trabalho realizado pelos Centros Comunitários, a Universidade Sénior e os ginásios municipais.
Pedro Calado sublinhou que o Funchal é a primeira cidade amiga da longevidade, a região foi pioneira na criação de uma Direcção Regional, na altura em que era vice-presidente do Governo Regional, tendo aprendido muito com Ana Clara Silva.
Referindo-se ao facto da cidade do Funchal ter uma população envelhecida, Pedro Calado defende que “se olhe os idosos de uma forma mais positiva e com responsabilidade, valorizando o ser humano com mais idade”, pois sente “a perda de valores que estamos a ter na nossa sociedade”.
A Expo-Sénior 2023, evento promovido pela Câmara Municipal do Funchal até domingo, 29 de Outubro, constitui uma amostra de actividades, produtos, serviços e respostas sociais para os seniores e suas famílias, além de apresentar várias atividades artísticas organizadas e dinamizadas pelos idosos. As Associações e Instituições com intervenção direccionada para os seniores foram convidadas a dar a conhecer as suas atividades e valências.