Banco de Portugal alerta para a utilização de ‘sites’ de compra e venda de artigos usados
Mês Europeu da Cibersegurança promove navegação segura na internet e fornecer dicas que o podem salvar da burla
Promovido anualmente pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA – European Union Agency for Cibersecurity) o Mês Europeu da Cibersegurança foi criado com o intuito de sensibilizar a população para os comportamentos a adoptar no contexto digital.
Ao longo do mês de Outubro e associado às comemorações desta data, o Banco de Portugal destaca algumas medidas e precauções a ter, no que toca à utilização segura de produtos e serviços bancários nos canais digitais.
As plataformas para compra e venda de artigos usados são cada vez mais utilizadas, tanto por vendedores como compradores, e uma das maiores preocupações para quem utiliza esses ‘sites’ é ser alvo de burla.
O que fazer?
Proteja sempre os seus dados. Se não confia na segurança e não conhece o ‘site’ ou aplicação que está a utilizar, não introduza os seus dados pessoais. Também não deve divulgar a sua informação pessoal ou os seus documentos intransmissíveis, por exemplo cartão de cidadão. De igual modo, não partilhe com terceiros os seus dados do cartão bancário, as credenciais de acesso a ‘sites’ ou aplicações ou códigos de autenticação para finalizar operações.
Evite pagar ou enviar artigos antecipadamente. Apesar de comprar ou vender artigos através de plataformas digitais, priorize os pagamentos ou entregas de forma presencial. Opte sempre por um local público para essas transacções. Assim, o comprador certifica-se da qualidade do produto antes de pagar e o vendedor recebe o pagamento em mão, evitando que fique sem o dinheiro e sem o artigo.
Não confie em convites de desconhecidos para aderir ao ‘MB WAY’. Atualmente, o ‘MB WAY’ – aplicação para telemóvel que permite transferir ou receber dinheiro, de forma instantânea – transformou-se numa solução de pagamento mais prática e conveniente nas plataformas de compra e venda de artigos, em comparação com as transferências bancárias.
No entanto, se não possui ‘MB WAY’, não aceite ajuda de desconhecidos para aderir ao serviço (incluindo o vendedor ou comprador de um artigo). Se quiser aderir deve informar-se no seu banco sobre como aderir, utilizar e evitar situações de fraude. Normalmente, os burlões oferecem ajuda e acabam por associar o seu número de telemóvel ao ‘MB WAY’ da vítima, tendo assim acesso à conta bancária da mesma e passam a poder fazer levantamentos ou transferências para outras contas.
Deste modo, se quiser aderir ao ‘MB WAY’, instale a aplicação através de lojas de aplicações oficiais; depois de instalar, nunca associe a sua conta bancária a um número de telemóvel que não seja o seu e, por último, crie um código de acesso que não seja fácil de adivinhar, nem partilhe com ninguém.
Não siga instrucções de desconhecidos nas operações. Antes de fazer ou receber pagamentos, e como foi mencionado acima, não associe à sua conta outro número de telemóvel (primeira dica dada pelo burlão). Mais uma vez, não divulgue o seu código de acesso à aplicação a terceiros, visto que essa ação permite a realização de operações na sua conta bancária.
Mesmo depois de cumprir com os passos já referidos, continue atento às notificações da aplicação, antes de finalizar a operação. Se estiver a vender um artigo, o burlão pode escolher entre duas opções: “enviar dinheiro” ou “pedir dinheiro”. Se escolherem a segunda opção, em vez de pagarem estão a pedir o valor e, se o vendedor aceitar, irá enviar o dinheiro para a conta do comprador, em vez de receber.
Reporte a situação fraudulenta. Se for vítima de burla ou suspeita de uma tentativa de burla deve, de imediato, reportar às autoridades ou ao Ministério Público. Na realização da queixa, entregue todos os dados referentes ao acontecimento, seja compra ou venda. De igual modo, participe a situação à plataforma ou ‘site’ para que possam ajudar, estar alertas e evitar futuras burlas.
*Artigo redigido pela estagiária Bruna Jardim com a supervisão do subdirector Roberto Ferreira.