Crescimento do PIB dos EUA acelera para 4,9% no 3.º trimestre
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos acelerou para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2022, segundo a primeira estimativa do Departamento do Comércio dos EUA, hoje divulgada.
A aceleração do crescimento do PIB foi impulsionada em especial pelo forte consumo das famílias, referiu o Departamento do Comércio.
Se comparado com o trimestre anterior, o crescimento do PIB dos EUA foi de 1,2%.
O PIB dos EUA no segundo trimestre cresceu 2,1% face ao mesmo período de 2022 e 0,5% face ao trimestre anterior.
O forte consumo das famílias, aliado ao aumento das exportações e ao aumento das despesas de investimento privado e público, impulsionou o crescimento mais elevado entre julho e setembro, de acordo com os dados divulgados hoje.
Estes dados são conhecidos poucos dias antes de a Reserva Federal (Fed) realizar uma nova reunião de política monetária, após a qual poderá decidir uma nova subida das taxas, uma vez que a economia não mostra sinais de arrefecimento, antes pelo contrário, e a inflação não cai na medida desejada.
Os últimos dados sobre a inflação apontam para uma taxa de 3,7% em setembro, idêntica à do mês anterior.
O presidente da Fed, Jerome Powell, avisou na semana passada, num discurso em Nova Iorque, que as taxas de juro terão de permanecer elevadas porque ainda falta algum tempo para a inflação atingir o objetivo de 2%.
As taxas situam-se atualmente entre 5,25% e 5,5%, o nível mais elevado desde 2001.