DNOTICIAS.PT
Madeira

JPP vai propor apoio extraordinário aos produtores de cana-de-açúcar na Madeira

None

O Juntos Pelo Povo (JPP) dará entrada a um Projecto de Resolução na Assembleia Legislativa da Madeira, que visará "estabelecer com carácter de urgência um apoio extraordinário aos produtores de cana de açúcar na Região". Esta intenção foi manifestada por Élvio Sousa, na sequência de uma iniciativa promovida pelo partido, esta manhã, nos Canhas, no concelho da Ponta do Sol.

O objextivo foi "constatar 'in loco' o prejuízo provocado pelo mau tempo e ventos fortes, que atingiram os terrenos agrícolas localizados nesta freguesia, em especial as plantações de cana-de-açúcar", explica o JPP em nota de imprensa.

O porta-voz do partido, citado na mesma nota, expressou "sérias preocupações" em relação à situação dos produtores de cana-de-açúcar na Madeira, destacando "a baixa remuneração que esses agricultores recebem, com o pagamento de apenas 0,34 € por quilo de cana e 340 € por tonelada". “Os agricultores são confrontados agora com prejuízos significativos, enfrentando perdas superiores a 2 mil euros como é caso de Rosário Pessegueiro, produtora de cana sacarina aqui nos Canhas”, apontou o líder parlamentar do JPP.

Élvio Sousa enfatiza que “os agricultores enfrentam um cenário muito difícil, com o aumento da mão de obra, dos adubos e dos factores de produção" e que "a rentabilidade dos produtores de cana de açúcar tem sido precária, enquanto os engenhos vêem os seus ganhos aumentar significativamente".

"Basta visitar um supermercado para constatar que o Rum da Madeira aumentou, em alguns casos, 40% enquanto o agricultor continua a receber uma miséria. Isto não pode acontecer”, atira Élvio Sousa, para quem “é necessário encontrar soluções para estes prejuízos.

Nesse sentido, e "com o objectivo de responder às dificuldades dos produtores de cana", o JPP levará, então, a proposta de apoio extraordinário ao parlamento da Madeira.