Um facto, duas dedicatórias
Santa Cruz está prestes a aprovar o seu Orçamento para 2024. 10 anos nos separam da situação caótica em termos financeiros que encontrámos em 2013. E passada esta década, temos o melhor e maior orçamento que esta autarquia já aprovou.
Para mim, continua a ser uma honra servir o povo deste concelho, ao qual gostaria de dedicar este orçamento e as conquistas a ele associadas. Digamos que é uma dedicatória pela positiva e também um gesto de agradecimento pela confiança que depositaram numa equipa que, sem experiência política, conseguiu alavancar um concelho e colocá-lo na senda de um futuro auspicioso e sustentável.
Mas também seria possível fazer uma dedicatória pela negativa, a todos aqueles que vaticinaram que esta equipa não chegaria ao Natal desse histórico ano de 2013. Uma previsão que era alimentada pela noção do que tinham feito em Santa Cruz em termos de limpeza dos cofres municipais e de dívida, e era também a manifestação daquela ideia de que o poder pertence por direito sempre aos mesmos, mesmo quando esses mesmos erram e lesam a comunidade.
Felizmente, o povo de Santa Cruz soube mudar na hora certa e chegámos a 2024 com um orçamento que vai permitir um reforço dos programas sociais e o reforço do investimento público.
No social, vamos continuar com os nossos programas inovadores na saúde, na habitação, na educação, na ajuda direta a quem mais precisa, incluindo uma classe média cada vez mais massacrada.
No investimento público, vamos continuar a aposta já iniciada na beneficiação da nossa rede viária, na eficiência energética e na recuperação de décadas de desinvestimento no combate às perdas de água e à adequação do saneamento básico ao crescimento populacional do concelho.
Vamos também continuar a reforçar o nosso cartaz cultural, o nosso programa de eventos, a dinamização local. Vamos prosseguir na aposta de apoios a agricultura, como garante de economias familiares e como garante de uma paisagem que nos define. Paralelamente, queremos continuar a reforçar as nossas políticas ambientais, para um concelho sustentado e sustentável.
A verdade é que juntos já conquistámos muito e vamos continuar a conquistar ainda mais.
É isto que tanto incomoda os que todos os dias tentam vender uma realidade alternativa, totalmente sustentada em mentiras e omissões. Mas a obra que fizemos está aí. Este Orçamento para 2024 está aí com factos e números concretos. Conseguimos!