Turistas identificados pela Polícia Florestal na vereda do Areeiro
Trilho classificado está encerrado devido a uma derrocada. Encerrados estão também outros 23 percursos pedestres sob a responsabilidade do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza
A Polícia Florestal identificou, esta quarta-feira, uma dezena de turistas, de diferentes nacionalidades, que percorriam a vereda que liga Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, quando a mesma se encontra encerrada devido a uma derrocada, desde a passada segunda-feira.
De acordo com uma nota do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), "estas ações da Polícia Florestal têm como sustentação legal o Decreto Legislativo Regional n.º 24/2022/M, de 19 de Dezembro, que aprova o Regime Jurídico dos Percursos Pedestres da Região Autónoma da Madeira, e que prevê que constitui uma contraordenação «o acesso a percursos pedestres encerrados temporária ou definitivamente».
"Apesar da sinalética de proibição verifica-se que alguns pedestrianistas não respeitam a interdição dos Percursos Classificados que estão sob a gestão do IFCN", refere a mesma nota.
Esta infracção, de acordo com o mesmo diploma, é punível com coimas para pessoa singular entre os 250 e 2.500 euros. Já as empresas ou outras pessoas colectivas podem vir a arcar com uma coima de 500 a 10.000 euros.
Mais de metade dos percursos classificados encerrados
Além deste percurso classificado (PR1-Vereda do Areeiro), estão também encerrados os PR 1.1 Vereda da Ilha; PR 1.3 - Vereda da Encumeada; PR 2 - Vereda do Urzal; PR 3 - Vereda do Burro; PR 3.1 - Caminho real do Monte; PR 4 - Levada do Barreiro; PR 5 - Vereda das Funduras; PR 7 - Levada do Moinho; PR 8 - Vereda da Ponta de São Lourenço; PR 10 – Levada do Furado; PR 11 – Vereda dos Balcões; PR 12 - Caminho Real da Encumeada; PR 13- Vereda do Fanal; PR 14 - Levada dos Cedros; PR 15 – Vereda da Ribeira da Janela; PR 16 - Levada Fajã do Rodrigues; PR 17 - Caminho do Pináculo e Folhadal; PR 18 - Levada do Rei; PR 19 - Caminho real do Paul do Mar; PR 20 - Vereda do Jardim do Mar; PR 21 – Caminho do Norte; PR 22 – Vereda dos Chão dos Louros; PR 23 - Levada da Azenha.
Apenas um terço dos percursos pedestres da Madeira está transitável
11 trilhos classificados foram reabertos (um deles parcialmente) e 24 permanecem encerrados
Ricardo Duarte Freitas , 23 Outubro 2023 - 16:32
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo