DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Associação Raquel Lombardi promove Festival Internacional de Guitarras da Madeira

Evento decorre nos próximos dias, 26, 27, 28 de Outubro e 1 de Novembro, em vários espaços culturais e conta com a participação de cerca de 30 artistas

None

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi - ACSSRL, instituição de utilidade pública, organiza a 5.ª edição do Festival Internacional de Guitarras da Madeira 2023, em quatro espaços culturais e museológicos do Funchal e Câmara de Lobos.

A programação do evento irá decorrer nos próximos dias, 26, 27, 28 de Outubro e 1 de Novembro, no Palácio de São Lourenço, no Museu Henrique e Francisco Franco, no Museu Cidade do Açúcar e na Casa da Cultura em Câmara de Lobos, respectivamente. A direcção artística está a cargo de Luciano Lombardi.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Câmara Municipal do Funchal, envolvendo cerca de três dezenas de artistas internacionais e mais de uma dezena de entidades parceiras. O festival agrega uma diversidade de estilos e géneros musicais, abrangendo desde o flamenco, a morna, o fado, à música clássica e erudita.

Esta edição do Festival Internacional de Guitarras da Madeira presta homenagem ao maestro da guitarra Alirio Diaz, por ocasião do seu nascimento. Este tributo especial irá contar com a presença do director artístico da Fundação Alirio Diaz, do Consorzio i Castelli della Sapienza e de vários directores artísticos de festivais europeus, nomeadamente, dos festivais de Verona e Essonne-Paris, do festival Jazz di Zagarolo, e dos festivais de guitarras de Catagnia, Piedimonte San Germano, Tramonto a Serrone, Fiuggi, Rust, Via del Grano Eboli, entre outros. Senio Diaz, filho do maestro homenageado, é o convidado especial. Refira-se, também neste âmbito, que os estudantes da Licenciatura em Turismo do Instituto Superior de Administração e Línguas terão oportunidade de participar em visitas orientadas aos espaços culturais acolhedores do evento. 

"Este festival reflecte o compromisso contínuo da Associação na promoção das artes, no estímulo à criatividade e na construção de pontes culturais entre diversos países, alicerçando laços de solidariedade na comunidade”,  salienta Raquel Lombardi, presidente e Fundadora da Associação ACSSRL.

A  responsável associativa, acrescenta que “este festival não apenas celebra a excelência musical, mas também destaca a importância das artes na construção de sociedades ricas em cultura, comunicação, inovação e solidariedade como é um testemunho do poder duradouro da música e das artes na construção de comunidades culturalmente ricas, sempre com um olhar solidário para aqueles que mais necessitam" . O projecto visa "o estabelecimento de redes colaborativas e a promoção da troca de experiências entre profissionais oriundos de diferentes espaços geográficos, neste caso, dos continentes Africano, Americano e Europeu".

A programação, que se inicia amanhã, dia 26 de Outubro, no Palácio de São Lourenço, contempla várias actuações musicais, a partir das 18 horas, com guitarristas intérpretes de fado, morna, sevilhanas, tango, bolero, oriundos de Itália, Espanha, Venezuela e Portugal, entre outros.

A programação continua, na sexta-feira, dia 27 de Outubro, com a abertura oficial do festival, pelas 17 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco, seguindo-se nova performance musical com concerto de guitarras.

No sábado, dia 28 de Outubro, o programa prossegue no Museu Cidade do Açúcar, pelas 18 horas.

O festival conclui a série de concertos, no dia 1 de Novembro, pelas 18 horas, na Casa de Cultura de Câmara de Lobos.

De destacar ainda que o evento incorpora uma dimensão solidária, que contempla uma campanha de angariação para apoio a uma doente oncológica. A entrada nos eventos é livre, sujeita à lotação dos espaços.