Madeira é anfitriã do 5.º Encontro de Boas Práticas Museológicas
O “V Encontro de Boas Práticas Museológicas”, que este ano decorre sob a temática “O Museu e os seus Públicos”, começa amanhã, quinta-feira, no Funchal, e irá decorrer nos auditórios do Museu da Electricidade – Casa da Luz, nos dias 26 e 27 de Outubro, e no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no dia 28 do corrente mês.
O Encontro reúne especialistas de três regiões da Macaronésia (Açores, Canárias e Madeira) e do Continente português que, ao longo de três dias, abordarão questões relacionadas com os museus das respectivas localidades. O objectivo passa por promover a participação de um conjunto diversificado e alargado de intervenientes, profissionais e estudiosos, na área do património cultural, na expetactiva de fomentar a troca de experiências e de saberes, assim como a produção de conhecimento em torno desta mesma área.
Neste quinto encontro pretende-se uma reflexão sobre os Museus e os seus públicos, tendo sempre em conta, a ligação entre os museus insulares, reforçando o conhecimento das identidades insulares e atlânticas, a troca de experiências, a partilha de boas práticas museológicas e o estabelecimento de redes e parcerias interarquipelágicas.
Desta forma, o secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere a importância da realização na Madeira deste V Encontro de Boas Práticas Museológicas. "Estamos certos que, através de uma reflexão conjunta, uma troca de experiências e uma abordagem das várias realidades dos museus insulares, poderemos encontrar novas formas para evoluir naquilo que respeita à área museológica”, afirma o governante.
Este evento, de inscrição gratuita, destina-se a todo o público, mas particularmente a técnicos de museus; técnicos em exercício de funções museológicas; técnicos responsáveis pelo acolhimento e circulação dos visitantes; técnicos e/ou docentes dos serviços educativos; investigadores; docentes em mobilidade nos museus e de vários grupos disciplinares.
As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/A7a1XrXfD1BJFVXo7 ou pelo telefone 291 145 330.
De referir ainda que esta iniciativa conjunta da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura (Madeira), da Direcção Regional de Assuntos Culturais (Açores), do Centro de Humanidades da Universidade dos Açores e Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, teve as suas primeiras quatro edições nos Açores e, após a realização da desta edição na Madeira, Canárias ira receber o evento no próximo ano.