Madeira distinguida como destino de excelência na observação de cetáceos
A Madeira foi distinguida, no passado dia 19 de Outubro, como 'Wildlife Heritage Areas', certificação atribuída pelo consórcio formado pelo World Cetacean Alliance (WCA) e a World Animal Protection (WHA), que reconhece destinos de excelência na observação de cetáceos.
"O programa teve vários parceiros, entre os quais o MARE-Madeira/ARDITI, que vê agora também reconhecido, uma vez mais, o seu trabalho na conservação das espécies marinhas", refere uma nota de imprensa.
"A Madeira partilha este título com apenas 9 destinos em todo o mundo, garantindo o reconhecimento global do esforço feito ao longo das últimas décadas para a preservação dos cetáceos nos mares da Região", acrescenta.
"Para se tornar uma área de interesse, os candidatos devem mostrar evidências que preencham indicadores como património cultural, turismo responsável, coexistência humana com a vida selvagem e forma de intervenção. Estes parâmetros são depois avaliados por um painel internacional de Organizações Não- Governamentais (ONGs) especializadas em vida selvagem", refere ainda a mesma nota.
E conclui: "As águas ao redor da Madeira proporcionam um habitat importante para muitos animais marinhos, incluindo 27 espécies conhecidas de baleias e golfinhos, o que equivale a cerca de um terço de todas as espécies de cetáceos conhecidas em todo o mundo".