Conservatório recorda João Victor Costa
Assinala-se hoje quinto aniversário da morte do compositor e maestro
Assinala-se hoje o quinto aniversário da morte do compositor e maestro João Victor Costa (1939-2023), autor do Hino da Região Autónoma da Madeira e antigo professor do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.
"João Victor Costa nasceu a 24 de Abril de 1939, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Madeira, e faleceu a 25 de Outubro de 2018. Frequentou durante nove anos o Seminário Diocesano do Funchal, onde desenvolveu o gosto pela música, dedicando-se desde muito jovem à composição e estudo de instrumentos. Estudou canto, piano e composição na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, instituição que antecedeu o atual Conservatório. Concluídos esses estudos musicais, foi-lhe concedida uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian para cursos de aperfeiçoamento na Escola Superior de Música de Munique onde se especializou em interpretação de Lied, Oratória, Ópera e Composição", refere o Conservatório através de uma nota de imprensa.
"Prosseguiu depois uma carreira internacional como tenor, que o levaria a actuar em prestigiadas salas de espetáculo nacionais e estrangeiras. É o autor do Hino da Madeira, bem como de duas oratórias em português, de mais de 100 canções eruditas para canto e piano, das quais se destacam 13 sonetos de Luís de Camões. Algumas obras suas foram apresentadas pela Orquestra Clássica da Madeira", acrescenta.
Diz ainda que "foi um grande impulsionador da música coral na Região Autónoma da Madeira, tendo dinamizado diversos grupos um pouco por toda a ilha, e também professor do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode".
"A sua obra musical é um património cultural inestimável para a Madeira e para Portugal, que merece ser divulgado e apreciado. A sua memória é hoje recordada pelo Conservatório", concluiu.